EDUCAÇÃO, IGREJA E ESTADO NOVO (1937 – 1945): ENSINO SECUNDÁRIO CONFESSIONAL NA PARAÍBA

Resumo

O propósito deste artigo é discutir a predominância de estabelecimentos confessionais de ensino secundário no contexto da Paraíba estadonovista. A pesquisa histórico-educacional foi desenvolvida conforme os seguintes procedimentos teórico-metodológicos: análises bibliográficas, dentre as quais destacamos as obras de Abreu (2005), Dallabrida (2009), Horta (2012), Mello (1996), Cunha (2017); levantamento documental, em dois arquivos históricos localizados na cidade de João Pessoa, e análise da documentação. Dessa forma, concluímos que 69% dos estabelecimentos educacionais identificados eram de natureza confessional, o que evidencia a força e influência da Igreja na sociedade paraibana na época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor de Assis Neves, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Pedagogia e Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante o curso, tem se dedicado a pesquisas em História da Educação, com ênfase na História da Educação Paraibana. Membro do Grupo de Pesquisa CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE e do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA – HISTEDBR/PB.

 

Vívia de Melo Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). É Professora vinculada ao Departamento de Fundamentação da Educação (DFE) do Centro de Educação (CE) da UFPB - Campus I. Nos últimos anos tem se dedicado à História da Educação no Brasil, mais especificamente à História da Educação na Paraíba, com projetos de pesquisa, ensino e extensão. É membro do grupo de pesquisa CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE e do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB.

Publicado
12-08-2019
Como Citar
Neves, V. de A., & Silva, V. de M. (2019). EDUCAÇÃO, IGREJA E ESTADO NOVO (1937 – 1945): ENSINO SECUNDÁRIO CONFESSIONAL NA PARAÍBA. Revista Inter Ação, 44(2), 358-371. https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56897