WEBQUEST LETRAMENTO LITERÁRIO E CULTURAL: PROPOSTAS DE ATIVIDADES INTERSECCIONAIS COM HQS E LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i3.83070Palavras-chave:
WebQuest; Histórias em Quadrinhos; Raça; Gênero.Resumo
Este artigo apresenta a WebQuest (WQ) Letramento Literário e Cultural como ferramenta didático-formativa digital voltada à formação reflexiva de estudantes do Ensino Fundamental I. Fundamentada em letramento crítico, interseccionalidade e educação para a diversidade, articula o uso de histórias em quadrinhos e literatura infantil para discutir raça, gênero e identidade. Por meio de dez atividades estruturadas, busca-se promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e criativo, valorizando expressões culturais diversas. As propostas estabelecem diálogos entre os conteúdos escolares e as experiências sociais das crianças, mobilizando os(as) docentes para práticas que favoreçam o pertencimento, a representatividade e o respeito à diversidade. A WQ contribui para práticas pedagógicas transformadoras e para a formação analítica.
Downloads
Referências
ANDRADE, Gisele Gama. Os cabelos de Sara. Ilustrações de Thais Linhares. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.
CANDAU, Vera Maria. Educação e diversidade cultural. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática e multiculturalismo: saberes e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 229–247.
CEVASCO, Maria Elisa. Cultura e política nos estudos culturais. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Vozes, 2000.
CRENSHAW, Kimberlé. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. VV. AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, v. 1, n. 1, p. 7-16, 2004. Disponível em: https://static.tumblr.com/7symefv/V6vmj45f5/kimberle-crenshaw.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.
FRANÇA, Rodrigo. O pequeno príncipe preto. Ilustrações de Jess Vieira. São Paulo: Nova Fronteira, 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
HOOKS, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. Tradução de Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019.
PIMENTEL, Nísia Maria Duarte. WebQuest como estratégia metodológica: uma proposta de formação crítica e contextualizada. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1–19,
ROCHA, Ruth. Faca sem ponta, galinha sem pé. Ilustrações de Mariana Massarani. São Paulo: Salamandra, 2001.
TOKITAKA, Janaina. Cinderela e o baile dela. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.
TOKITAKA, Janaina. O pequeno sereio. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2022.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Erica Teodoro Rocha, Wilma dos Santos Coqueiro, Fabiane Freire França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



