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POLÍTICAS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: O QUE DIZ A PROPOSTA DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2024-2034

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82899

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais. Plano Nacional de Educação. Tecnologias Digitais. Inteligência Artificial.

Resumo

O estudo analisa as perspectivas relacionadas ao uso de tecnologias digitais e inteligência artificial na educação, apresentadas no Projeto de Lei nº 2.614/2024, que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta é comparada ao PNE vigente (2014-2024) por meio de abordagem quanti-qualitativa e análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados revelam maior ênfase às tecnologias educacionais no novo PNE, com metas voltadas a políticas públicas nessa área. Contudo, observou-se a ausência de diretrizes específicas para a Educação a Distância (EaD), acervos e bibliotecas digitais no que se refere ao uso de tecnologias. A inteligência artificial não é contemplada nas metas e estratégias da proposta. Apesar dessas lacunas, o novo PNE representa um avanço ao incluir uma meta específica sobre conectividade, cidadania digital e inclusão tecnológica.

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Biografia do Autor

Kellyn Regina Lazarotto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina, Brasil,kellynlazarotto@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Amanda Bertan, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina, Brasil, amandabbertan@gmail.com

 Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Nilce Fátima Scheffer, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina, Brasil, nilce.scheffer@uffs.edu.br

Pós-Doutora em Educação Matemática pela Universidade do Estado de Nova Jersey -EUA. Docente da Pós-Graduação na Universidade Federal da Fronteira Sul –UFFS:Programas PPGE, PPGPE e PROFMAT.

Oto João Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina, Brasil, oto.petry@uffs.edu.br

 Doutor em Educação. Docente da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

2025-09-08

Versões

Como Citar

LAZAROTTO, Kellyn Regina; BERTAN, Amanda; FÁTIMA SCHEFFER, Nilce; JOÃO PETRY, Oto. POLÍTICAS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: O QUE DIZ A PROPOSTA DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2024-2034. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 832–847, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82899. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82899. Acesso em: 5 dez. 2025.

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