FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ELEMENTAR NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO E A EXPERIÊNCIA (1820-1950)

Autores

  • Domenica Martinez Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Programa de Estudo Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.39022

Palavras-chave:

Formação do professor. Educação elementar. Tempo. Experiência.

Resumo

Analisa-se, historicamente, com base em pesquisa bibliográfica, as transformações dos cursos de formação do professor para a educação elementar promovidos no Brasil, entre as décadas de 1820 e 1950, especialmente no que se refere ao tempo e à experiência; são destacadas as contradições desses conceitos, especificamente, quanto às aceleradas e interpostas extensão e alterações curriculares da formação inicial docente à promoção da escola para todos, de características, sobremaneira, técnico-instrumentais.

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Biografia do Autor

Domenica Martinez, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Programa de Estudo Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade.

Doutora e Pós-doutoranda em Educação: História, Política, Sociedade; bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (PNPD/CAPES); professora colaboradora junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Politica, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPG EHPS/PUC-SP), desenvolvendo estudos junto à linha de pesquisa Teoria Crítica da Sociedade e formação: função social da educação e da escola.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

MARTINEZ, D. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ELEMENTAR NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO E A EXPERIÊNCIA (1820-1950). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 023–042, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i1.39022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/39022. Acesso em: 14 out. 2024.