INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: A REALIDADE JATAIENSE

Autores

  • Renata Machado de Assis, Sirlane Vicente de Sousa Silveira,Vivianne Oliveira Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5280

Resumo

Este artigo pretende mostrar a realidade da inclusão nas instituições municipais de educação infantil de Jataí-Go . O estudo qualitativo-descritivo elegeu como instrumentos de pesquisa a entrevista semi-estruturada, o questionário aberto e a análise documental. Três categorias de análise surgiram a partir da análise dos dados: concepção de educação inclusiva e seus benefícios; formação do profissional da educação inclusiva; conhecimento das políticas públicas que apóiam a inclusão. Os resultados mostraram que existe pouco conhecimento acerca do tema e a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais é vista com reservas, explicitando conceitos preconcebidos. A falta de informação e formação dos profissionais, bem como de estrutura física e pedagógica das instituições são limites evidenciados e que carecem de intervenção em prol de uma educação inclusiva efetiva. PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva, Educação Infantil, Formação Profissional, Estrutura Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-04

Como Citar

SIRLANE VICENTE DE SOUSA SILVEIRA,VIVIANNE OLIVEIRA GONÇALVES, R. M. de A. INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: A REALIDADE JATAIENSE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 487–507, 2010. DOI: 10.5216/ia.v33i2.5280. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5280. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos