INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: A REALIDADE JATAIENSE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5280Resumo
Este artigo pretende mostrar a realidade da inclusão nas instituições municipais de educação infantil de Jataí-Go . O estudo qualitativo-descritivo elegeu como instrumentos de pesquisa a entrevista semi-estruturada, o questionário aberto e a análise documental. Três categorias de análise surgiram a partir da análise dos dados: concepção de educação inclusiva e seus benefícios; formação do profissional da educação inclusiva; conhecimento das políticas públicas que apóiam a inclusão. Os resultados mostraram que existe pouco conhecimento acerca do tema e a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais é vista com reservas, explicitando conceitos preconcebidos. A falta de informação e formação dos profissionais, bem como de estrutura física e pedagógica das instituições são limites evidenciados e que carecem de intervenção em prol de uma educação inclusiva efetiva. PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva, Educação Infantil, Formação Profissional, Estrutura Escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.