INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: A REALIDADE JATAIENSE
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5280Résumé
Este artigo pretende mostrar a realidade da inclusão nas instituições municipais de educação infantil de Jataí-Go . O estudo qualitativo-descritivo elegeu como instrumentos de pesquisa a entrevista semi-estruturada, o questionário aberto e a análise documental. Três categorias de análise surgiram a partir da análise dos dados: concepção de educação inclusiva e seus benefícios; formação do profissional da educação inclusiva; conhecimento das políticas públicas que apóiam a inclusão. Os resultados mostraram que existe pouco conhecimento acerca do tema e a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais é vista com reservas, explicitando conceitos preconcebidos. A falta de informação e formação dos profissionais, bem como de estrutura física e pedagógica das instituições são limites evidenciados e que carecem de intervenção em prol de uma educação inclusiva efetiva. PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva, Educação Infantil, Formação Profissional, Estrutura Escolar.Téléchargements
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