EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE DEFESAS, POLÍTICAS E A REALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82808Palavras-chave:
Políticas Educacionais; Desigualdade Educacional; Jovens e AdultosResumo
Neste artigo, reflete-se sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação às propostas formativas, aos desafios para uma formação emancipatória e à invisibilidade que tem afetado essa modalidade de ensino. Questiona-se sobre a importância da EJA no contexto atual e a maneira como ela tem sido proposta. Para responder a essas questões, baseia-se em uma discussão bibliográfica, na análise de legislação educacional e de dados de matrículas. Apresenta-se uma reflexão sobre as políticas educacionais para a EJA na perspectiva da escolarização, com destaque às características e intencionalidades que envolvem sua trajetória e desenvolvimento. Conclui-se que há ainda muitos desafios para que a EJA se constitua de fato e seja vista como espaço primordial para a formação de jovens e adultos.
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