INOVAÇÕES E VIÉSES IDEOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA INCURSÃO HISTÓRICA A PARTIR DE UM RELATO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DO MEB
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16719Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, MEB, História da Educação, Movimento de Educação de BaseResumo
A década de 1960 é indubitavelmente um marco para a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Nesse período, foram criados diversos movimentos de educação e cultura popular. Dentre eles, o Movimento de Educação de Base (MEB) se destacou e é o único que continua a existir. Há uma vasta literatura sobre o MEB, todavia há poucos trabalhos e pesquisas sobre a sua presença e atuação no Piauí. Nesse estado, houve algumas peculiaridades que tornaram sua ação um tanto diferente de outras experiências comumente apontadas na literatura acadêmica. Com base em fontes documentais primárias, especialmente da década de 1960, a pesquisa discorre sobre a prática educativa desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos do MEB, no Piauí, a partir de um relato de supervisão pedagógica destacando suas inovações e viéses ideológicos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.