REPERTÓRIO PEDAGÓGICO NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79560Palavras-chave:
Formação Inicial; Matemática; Tecnologias digitais; Saberes Docentes.Resumo
A utilização das tecnologias digitais na educação é desafiadora, pois a falta de infraestrutura e a subutilização pedagógica dos recursos durante a formação docente são alguns elementos que impactam essa trama. Nesse contexto, o artigo buscou analisar os entendimentos de licenciandos em Matemática sobre o uso de tecnologias digitais em sua formação inicial. O estudo foi elaborado com base na análise de registros de 31 licenciandos em uma disciplina remota de Software na Educação Matemática. Por meio da Análise de Conteúdo, identificou-se três dimensões (metodológica, formativa e de infraestrutura), que compõem um conjunto de saberes docentes sobre o uso das tecnologias digitais, denominadas de "dimensões do repertório pedagógico". Os entendimentos dos licenciandos abordam o potencial das tecnologias digitais no ensino de matemática. Assim, integrá-las à formação inicial é primordial para consolidar o saber e o saber-fazer na prática pedagógica dos futuros professores.
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