O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GASTRONOMIADO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79545Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Gastronomia, Instituto Federal, Trabalho e EducaçãoResumo
O objetivo deste texto é analisar a direção ético-política do curso Técnico em Cozinha/Gastronomia oferecido no Instituto Federal de Brasília, Campus Riacho Fundo,e verificar comoocorrea integração entre a formação geral e profissional. Trata-se de pesquisa documental, de abordagem qualitativa, que constituiu como corpus empírico o Projeto Político Pedagógico do curso. A análise se fez por meio do cruzamento das discussões teóricas do campo da Gastronomia e da formação humana e integral na perspectiva histórico-crítica. O resultado aponta para a necessidadede de os profissionais da Gastronomia assumirem um papel mais protagonista na formação dos técnicos e que o enfoque que não se limite a atuação profissional ao mercado turístico, além da importância de fortalecer a formação integral e crítica dentro dos Institutos Federais.
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