O INTELECTUAL JOÃO ROBERTO E SUAS ANÁLISES SOBRE O SISTEMA DE ENSINO CATARINENSE: A CIÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3062Resumo
O intelectual catarinense João Roberto Moreira (1912-1967) tornou-se figura conhecida no âmbito nacional, quando de sua atuação junto aos principais órgãos da pesquisa educacional no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais e o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, nas décadas de 40 e 50. Nesses espaços, principalmente, ele desenvolveu importantes estudos sobre os sistemas de ensino brasileiros, entre eles, o do estado de Santa Catarina. Em 1950, trabalhando como chefe da Seção de Documentação e Intercâmbio do INEP, Moreira colaborou com a publicação do livro Organização do ensino primário e normal. Estado de Santa Catarina e, em 1952, ao ser convidado por Anísio Teixeira, que assumia a direção do INEP, Moreira passou a coordenar a Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (Cileme). Nessa oportunidade, Moreira produziu a monografia A educação em Santa Catarina, publicada em 1954. A análise de seu pensamento, nesse sentido, colabora diretamente para o entendimento acerca do projeto de educação e de modernidade discutido naquele momento, ancorado no Projeto Nacional de Reconstrução Educacional, idealizado por Anísio TeixeiraDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.