O INTELECTUAL JOÃO ROBERTO E SUAS ANÁLISES SOBRE O SISTEMA DE ENSINO CATARINENSE: A CIÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE MODERNIDADE

Autores

  • Leziany Silveira Daniel

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3062

Resumo

O intelectual catarinense João Roberto Moreira (1912-1967) tornou-se figura conhecida no âmbito nacional, quando de sua atuação junto aos principais órgãos da pesquisa educacional no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais e o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, nas décadas de 40 e 50. Nesses espaços, principalmente, ele desenvolveu importantes estudos sobre os sistemas de ensino brasileiros, entre eles, o do estado de Santa Catarina. Em 1950, trabalhando como chefe da Seção de Documentação e Intercâmbio do INEP, Moreira colaborou com a publicação do livro Organização do ensino primário e normal. Estado de Santa Catarina e, em 1952, ao ser convidado por Anísio Teixeira, que assumia a direção do INEP, Moreira passou a coordenar a Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (Cileme). Nessa oportunidade, Moreira produziu a monografia A educação em Santa Catarina, publicada em 1954. A análise de seu pensamento, nesse sentido, colabora diretamente para o entendimento acerca do projeto de educação e de modernidade discutido naquele momento, ancorado no Projeto Nacional de Reconstrução Educacional, idealizado por Anísio Teixeira

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Publicado

2007-12-26

Como Citar

DANIEL, L. S. O INTELECTUAL JOÃO ROBERTO E SUAS ANÁLISES SOBRE O SISTEMA DE ENSINO CATARINENSE: A CIÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE MODERNIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 299–311, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i2.3062. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3062. Acesso em: 12 out. 2024.