O INTELECTUAL JOÃO ROBERTO E SUAS ANÁLISES SOBRE O SISTEMA DE ENSINO CATARINENSE: A CIÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3062Abstract
O intelectual catarinense João Roberto Moreira (1912-1967) tornou-se figura conhecida no âmbito nacional, quando de sua atuação junto aos principais órgãos da pesquisa educacional no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais e o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, nas décadas de 40 e 50. Nesses espaços, principalmente, ele desenvolveu importantes estudos sobre os sistemas de ensino brasileiros, entre eles, o do estado de Santa Catarina. Em 1950, trabalhando como chefe da Seção de Documentação e Intercâmbio do INEP, Moreira colaborou com a publicação do livro Organização do ensino primário e normal. Estado de Santa Catarina e, em 1952, ao ser convidado por Anísio Teixeira, que assumia a direção do INEP, Moreira passou a coordenar a Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (Cileme). Nessa oportunidade, Moreira produziu a monografia A educação em Santa Catarina, publicada em 1954. A análise de seu pensamento, nesse sentido, colabora diretamente para o entendimento acerca do projeto de educação e de modernidade discutido naquele momento, ancorado no Projeto Nacional de Reconstrução Educacional, idealizado por Anísio TeixeiraDownloads
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