A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ALÍVIO” DA POBREZA*

Autores

  • Rosânia Campos, Roselane Fátima Campos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5265

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir as indicações destinadas à educação infantil produzidas por organismos internacionais. De modo específico, analisamos dois projetos em ação na América Latina, sendo um coordenado pela Unesco e outro pela OEI. Neste trabalho, estudamos os principais documentos produzidos no âmbito desses projetos, observando as concepções e a lógica que os sustentam, suas divergências e similitudes. Segundo as indicações destes, a educação infantil é uma importante estratégia no combate à pobreza e um meio para promover a equidade, sendo seu foco as crianças e famílias que vivem em “situação de vulnerabilidade social”. Em consequência, a educação infantil é caracterizada como um serviço, afastando-se da concepção de um bem público que deve ser garantido como direito às crianças e famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-19

Como Citar

ROSELANE FÁTIMA CAMPOS, R. C. A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ALÍVIO” DA POBREZA*. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 241–263, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i2.5265. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5265. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê