AUTONOMIA DA ESCOLA: DIMENSÕES E CONTRADIÇÕES NO SISTEMA MUNICIPAL DE RECIFE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5279Resumo
O presente artigo analisa a questão da autonomia da escola pública a partir dos depoimentos dos sujeitos vinculados aos conselhos escolares e às instâncias superiores do Sistema Municipal de Ensino do Recife. O texto problematiza processos de construção e discussão da autonomia escolar a partir de sua inter-relação com as instâncias de participação envolvidas na gestão da educação. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e da administração de questionários em 04 escolas municipais do Recife e respectivos Conselhos Escolares, além da realização de entrevistas com pessoal estrategicamente posicionado na Secretaria Municipal de Educação e no Conselho Municipal de Educação. Os dados compreendem o período das políticas educacionais que se desenvolveram entre 2001 a 2006. Conclui-se indicando que o distanciamento entre o enunciado e a prática da autonomia denuncia uma situação de esvaziamento da dimensão construtiva e propositiva da autonomia da escola.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.