AUTONOMIA DA ESCOLA: DIMENSÕES E CONTRADIÇÕES NO SISTEMA MUNICIPAL DE RECIFE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5279Resumen
O presente artigo analisa a questão da autonomia da escola pública a partir dos depoimentos dos sujeitos vinculados aos conselhos escolares e às instâncias superiores do Sistema Municipal de Ensino do Recife. O texto problematiza processos de construção e discussão da autonomia escolar a partir de sua inter-relação com as instâncias de participação envolvidas na gestão da educação. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e da administração de questionários em 04 escolas municipais do Recife e respectivos Conselhos Escolares, além da realização de entrevistas com pessoal estrategicamente posicionado na Secretaria Municipal de Educação e no Conselho Municipal de Educação. Os dados compreendem o período das políticas educacionais que se desenvolveram entre 2001 a 2006. Conclui-se indicando que o distanciamento entre o enunciado e a prática da autonomia denuncia uma situação de esvaziamento da dimensão construtiva e propositiva da autonomia da escola.Descargas
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