O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GASTRONOMIADO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79545

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Gastronomia, Instituto Federal, Trabalho e Educação

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a direção ético-política do curso Técnico em Cozinha/Gastronomia oferecido no Instituto Federal de Brasília, Campus Riacho Fundo,e verificar comoocorrea integração entre a formação geral e profissional. Trata-se de pesquisa documental, de abordagem qualitativa, que constituiu como corpus empírico o Projeto Político Pedagógico do curso. A análise se fez por meio do cruzamento das discussões teóricas do campo da Gastronomia e da formação humana e integral na perspectiva histórico-crítica. O resultado aponta para a necessidadede de os profissionais da Gastronomia assumirem um papel mais protagonista na formação dos técnicos e que o enfoque que não se limite a atuação profissional ao mercado turístico, além da importância de fortalecer a formação integral e crítica dentro dos Institutos Federais.

 

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Biografia do Autor

Annah Bárbara Pinheiro dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, annah.barbara.santos@gmail.com

Doutoranda e Mestre em Educação – Processos formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), Bacharel em Gastrononomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Carlos Soares Barbosa , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, profcarlossoares@gmail.com

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-08

Versões

Como Citar

PINHEIRO DOS SANTOS, Annah Bárbara; SOARES BARBOSA , Carlos. O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GASTRONOMIADO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79545. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79545. Acesso em: 5 dez. 2025.

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