A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA NUMA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.43810

Palavras-chave:

Formação libertadora. Trabalho. Perspectiva freireana.

Resumo

Por meio da pesquisa bibliográfica dos escritos do próprio Freire procurou-se encontrar as categorias fundantes para uma reflexão crítica da formação profissional do trabalhador de modo a delinear o que seja um caminho libertador e emancipador para a formação do trabalhador na atualidade, diante de um contexto de políticas públicas que reproduzem as tendências do mercado de capital. A partir da categoria do ser sujeito, demonstra-se como o trabalhador constitui-se ator de sua história e criador de seu mundo; nas categorias do tema-gerador, do diálogo, da educação como prática da liberdade, demonstra-se que o sentido da expressão formação do trabalhador só pode ser compreendido em sua dimensão libertadora; e, nas categorias da participação, do engajamento, da militância, da educação como ato político, demonstra-se que uma formação libertadora resulta na atuação consciente do trabalhador sobre o mundo vivido para transformá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Freitas Amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central, Goiânia/GO (1999); licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1999); especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás (2001); especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Serra da Mesa - FASEM, Uruaçu/GO (2010); especialista em Educação Didática: EAD e Novas Tecnologias, pela Faculdade Educacional da Lapa - Fael (2011). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG, na linha de pesquisa Educação, Trabalho e Movimentos Sociais. Atualmente, é professor do ensino básica, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Goiás, campus Uruaçu.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

AMORIM, R. de F. A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA NUMA PERSPECTIVA FREIREANA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 481–499, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.43810. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/43810. Acesso em: 8 maio. 2024.