PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79347

Palavras-chave:

Processo Ensino-Aprendizagem; Portfólios; Atividades Práticas; Formação de Professores.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) torna-se cada vez mais necessária na atualidade para a compreensão das características da crise ambiental, principalmente nos espaços escolares. Nesse sentido, este artigo identificou as percepções de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública de Minas Gerais sobre as estratégias de ensino em EA desenvolvidas durante um semestre. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa na qual foram analisados os portfólios de licenciandos após a proposição e execução de quatro estratégias de ensino. De uma forma geral, os graduandos gostaram de realizar as atividades e reconheceram a sua importância para o enriquecimento dos processos de ensino-aprendizagem, o que contribuiu para a formação desses futuros professores.

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Biografia do Autor

Orcione Aparecida Vieira Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ubá, Minas Gerais, Brasil,orcione.pereira@uemg.br

Doutora pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora de Educação Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-10

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Como Citar

APARECIDA VIEIRA PEREIRA, Orcione. PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79347. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79347. Acesso em: 5 dez. 2025.

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