PESQUISA E EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DE DOCENTES NEGROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79000

Palavras-chave:

Ensino Superior; Docentes Negros; Pesquisa; Extensão

Resumo

Este artigo estabelece o objetivo de discutir a presença de docentes negros (as) no ensino superior e sua atuação nos campos da pesquisa e da extensão. Trata-se do extrato de uma pesquisa de doutorado, que teve a finalidade de analisar as experiências no corpo docente do Instituto Federal de Minas Gerais, formado por 936 pessoas, das quais 246 se autodeclaram pardas e 41 pretas. Para acessar os (as) participantes da pesquisa, foram enviadas 936 correspondências com informações sobre a investigação e a solicitação de dados de perfil e trajetória na docência. Obteve-se o retorno de 207, ou seja, 22,11%. Os resultados apontam que os docentes negros (as) têm realizado trabalhos de pesquisa e extensão que dialogam com a proposta dos institutos federais e buscam contribuir para a produção de um conhecimento vinculado com a vida e as transformações sociais.

 

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Biografia do Autor

Márcia Basília de Araújo, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Sabará, Minas Gerais, Brasil, marciabasiliaaraujo@gmail.com

doutora em educação pela UFMG e pedagoga do Instituto Federal de Minas Gerais. Como pesquisadora tem se interessado pelas questões das ações afirmativas, das relações étnico raciais e da produção do conhecimento.

Shirley Aparecida de Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, mirandashirley48@gmail.com

Pós-Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais e diversidade etnico-racial e cultural com enfoque na educação indígena e educação quilombola, tematizando raça e descolonização de processos educativos.

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-08

Versões

Como Citar

BASÍLIA DE ARAÚJO, Márcia; APARECIDA DE MIRANDA, Shirley. PESQUISA E EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DE DOCENTES NEGROS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79000. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79000. Acesso em: 5 dez. 2025.

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