Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-04-30. Leia a versão mais recente.

PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78889

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação Superior, Intervenção, Colaboração

Resumo

Este artigo objetiva discutir a articulação entre a Educação Básica e Superior à luz de produções acadêmicas oriundas de um mestrado profissional, especificamente na intersecção com a educação básica sob diferentes vertentes de atuação profissional. Com base na pesquisa interventiva, identificou-se: a) importância de pertencer ao lócus investigativo para propor intervenções; b) imprescindibilidade da colaboração para/na consecução das pesquisas e c) flexibilidade no desenvolvimento metodológico face às características e/ou adesão à intervenção. Os resultados indicam necessidade de investimentos na articulação entre os níveis de ensino brasileiros. Espera-se contribuir com o debate acerca do tema e possibilitar outras investigações comprometidas com a superação do fosso evidenciado nas produções teóricas identificadas no estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Torres Neri Soares, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Serrinha, Bahia, Brasil,mtsoares@uneb.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XI, Serrinha-BA; professora permanente do Programa de Intervenção Educativa e Social (PPGIES) e professora da Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite da educação pública municipal de Feira de Santana-BA. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS). 

Izabel Cristina Lima Dias Alves, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Serrinha, Bahia, Brasil, icldias@uneb.br

Mestra em Intervenção Educativa e Social - MPIES/UNEB. Participa dos grupos de pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS)/UNEB-Campus XI e do Grupo de Estudos e Pesquisa, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade (GEPDIS)/UNEB-Campus XXI. Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2000) e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis (1994). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Campus XXI Ipiaú. Professora aposentada da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia . 

Patrícia de Sena Araújo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Serrinha, Bahia, Brasil, patyneny2003@hotmail.com

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB Campus XI, Serrinha-Ba). Participa do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB Campus XI). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia / Campus XI (2013). Pós graduada em Psicopedagogia Clinica, Institucional e Hospitalar (2016) pelo Polo de Pós- graduação Gastão Guimarães, antiga Visconde de Cairú. Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) - Campus Serrinha- Ba (2019). Professora efetiva da Educação Básica, nos Municípios de Biritinga-BA e Barrocas-BA.

Thaiana Ferreira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Serrinha, Bahia, Brasil, thaiana.ferreira04@gmail.com

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com especialização em Libras pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - (FAVENI). Atua como Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa - TILSP, professora de Libras e Língua Portuguesa. Mestra em Intervenção Educativa e Social pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XXI. Integra o grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS) da Universidade do Estado da Bahia pelo Departamento de Ciências Humanas- Campus de Serrinha

Referências

ALEIXO, E. da C. A. Desenvolvimento de cartilha didática para o ensino de protozooses na educação básica. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Persona Psicologia, 2011.

FERNANDES, J. C. N. A construção de jogos digitais como forma de promover a interdisciplinaridade. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2020.

FERREIRA, S. D. Metodologias ativas: potencialidades e limitações na percepção de professores da educação básica. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro: Olho dágua, 1997.

FREITAS, E. R. A. G. Violência escolar e formação de professores: estratégias de enfrentamento na dimensão educacional. 2021. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

GARCIA, R. L. Para quem investigamos – para quem escrevemos: reflexões sobre a responsabilidade social do pesquisador. In: GARCIA, Regina Leite. (Org.). Para quem pesquisamos, para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-42.

GATTI, B. A. Formação de professores, complexidades e trabalho docente. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao01 Acesso em: 13 abr. 2024

GOMES, R. de C. Ensino de produção textual e reflexividade: percepções de um professor sobre sua trajetória e sobre suas atividades docentes em oficinas de produção textual para o Enem. 2022. 103 f. Dissertação (Instituto de Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Campinas, SP, 2022.

LAPLANE, A. F. de. Notas para uma Análise dos Discursos sobre Inclusão Escolar. GÓES, M. C. R. de; LAPLANE, A. F. de (Orgs.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 5-20.

LIMA, F. A. B. STHEAM: narrativas de experiências (trans)formadoras na sala de aula no século XXI. 2021. 156 folhas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2021.

LÜDKE, M.; CRUZ, G. B.; BOING, L. A. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005.

MIASCOVSKY, H. W. A produção criativa na atividade sessão reflexiva em contextos de educação bilíngue. São Paulo: 2008, 226pp.

NASCIMENTO, W. A. O Cariri paraibano em foco: O ensino de funções orgânicas com a temática óleo de algodão na perspectiva CTSA. 2023. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – (PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Campina Grande, 2023.

PAIVA, H. F. F. B. Formação inicial em educação física: aproximações com a educação básica. 2020. 188 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.

PEDRO, F. S. C. Efeitos da correção textual-interativa em textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2020. 187 f. Dissertação (Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR.

PEREIRA, A. Pesquisa de intervenção em educação. Salvador: Eduneb, 2019.

PEZARINI, A. R. Construção e avaliação dos argumentos e das argumentações produzidas por estudantes de Ciências e de Biologia. 339 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

PIMENTEL, S. C. Desafios da pesquisa colaborativa na construção de uma escola inclusiva. In: PIMENTEL, S. C. (Org.) Universidade e escola na construção de práticas inclusivas. Cruz das Almas: UFRB, 2013. p. 24.

PINHEIRO, A. de A. Os jogos teatrais e a sequência básica de Rildo Cosson na formação do leitor literário no curso de Pedagogia. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2021. Mossoró, Rio Grande do Norte, 2021.

REGONATO, G. de F. S. Eventos de oralidade na escola: vozes e repertórios para (re)construção histórica e social. Dissertação (Faculdade de Ciências e Letras) Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, SP.

SACRISTÁN, J. G. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma

cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SANCHES, R. M. A Geografia e o saneamento básico no 5º ano do ensino fundamental: a mediação da educação socioambiental significativa e colaborativa em sala de aula. 92 f. Tese (Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Rio Claro, SP, 2022.

SANTOS, A. T. R. dos. Educação Ambiental e Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2022. 54 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.

SANTOS, B. M. C. Água para consumo humano. In: SANTOS, B. M. C. et alConstruindo Saberes para educação Contextualizada: Desenvolvimento Sustentável para e Convivência com o Semiárido. Caderno Pedagógico 01. Feira de Santana: MOC, 2011.

SILVA, A. de A. Educação intercultural e diálogo entre diferentes saberes: desafios e possibilidades no ensino de ciências da escola básica. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós- Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Salvador, 2022.

SOCHA, R. R. Aprendizagem probabilística de alunos do 7º ano do ensino fundamental por meio de atividades de investigação. 2019, Dissertação - Universidade Cruzeiro do Sul, Mestrado em ensino de Ciências, Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Versões

Como Citar

TORRES NERI SOARES, Marcia; CRISTINA LIMA DIAS ALVES, Izabel; DE SENA ARAÚJO, Patrícia; FERREIRA DOS SANTOS, Thaiana. PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.78889. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78889. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.