PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ

Autores

  • Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta Universidade Federal de Mato Grosso
  • Josiane Tomaz da Silva Clínica Essência

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32722

Palavras-chave:

Palavras-chave, percepções-adolescentes em conflito com a lei-vivências-Centro Socioeducativo.

Resumo

RESUMO: Este artigo descreve, compreende e interpreta as percepções dos adolescentes em conflito com a lei sobre suas vivências no Centro Socioeducativo de Cuiabá. A pesquisa é qualitativa de cunho dialético fenomenológico e se fundamenta principalmente no pensamento de Foucault, Paulo Freire, Graciani, e Volpi. As informações colhidas, mediante observação direta e entrevistas, mostram que a   organização dessa instituição fomenta violência no seu interior e, ao invés de contribuir para ressocializar, potencializa o contínuo conflito com a lei. O desafio passa pelo Estado no sentido de realizar reformas sociais que propicie uma justa distribuição de renda e nessa medida, possibilite ao adolescente superar a condição de vulnerabilidade, de exclusão social e educacional.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela UNICAMP, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE).

Josiane Tomaz da Silva, Clínica Essência

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é Psicóloga da Clínica Essência.

Downloads

Publicado

2015-08-29

Como Citar

NETA, M. da A. P. B.; TOMAZ DA SILVA, J. PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 269–288, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i2.32722. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722. Acesso em: 28 abr. 2024.