NARRATIVAS DE ADOLESCENTES: UM CONVITE PARA CAPTAR SUBJETIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32672Palavras-chave:
narrativas, adolescentes, subjetividades, grupo focal.Resumo
Este artigo contribui com os estudos sobre violência e subjetividades no contexto da adolescência, por meio da discussão de resultados da metodologia do grupo focal com nove adolescentes que vivem na região do Campo Grande em Campinas, SP. Nesta pesquisa, as narrativas dos cotidianos dos adolescentes emitidos nos encontros do grupo focal se transformaram em uma história em quadrinhos, utilizando-se do recurso da transcriação. O artigo finaliza com as reflexões sobre a utilização do grupo focal como ferramenta favorável para captar mais do que narrativas e relatos do cotidiano, a saber, a memória, a expressão do pensamento, os valores, as resistências, as táticas e a peculiaridade das relações expressas em grupo, em suas múltiplas subjetividades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.