EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA

Autores

  • Sílvia Rosa da Silva Zanolla Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31710

Palavras-chave:

Educação, Psicanálise, Teoria crítica, Teoria adorniana

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar a complexa relação entre a Educação e a Psicanálise à luz da teoria crítica adorniana. O debate se pauta epistemologicamente pelos conceitos de sujeito e objeto, materialismo e idealismo, subjetividade e objetividade. A proposta considera contribuições de importantes pensadores da teoria do conhecimento como Kant, Marx e Freud na interface com a cultura e a educação. Estabelece-se como discussão pertinente ao objeto os conceitos-chave: crítica, autocrítica, consciência, autonomia e humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Rosa da Silva Zanolla, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora e Pós-Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora associada da Graduação e da Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), com experiência em pesquisas com ênfase em psicologia social e educacional a partir da abordagem teórico crítica da Escola de Frankfurt. Desenvolve estudos e pesquisas sobre indústria cultural; infância, educação ambiental, consumo e violência; concepção de infância em Adorno; jogos eletrônicos e formação de valores; metodologia e espistemologia.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

ZANOLLA, S. R. da S. EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 311–327, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i2.31710. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710. Acesso em: 26 abr. 2024.