MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO

Autores

  • Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Daniela da Costa Britto Pereir Lima Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28798

Palavras-chave:

Mídias, Cultura e Formação docente

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras no Grupo de Estudos e Pesquisas Novas Tecnologias e Educação- GENTE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, do qual participam e tem como propósito refletir sobre a possibilidade de os estudantes de Pedagogia relacionarem os diversos aspectos teóricos que envolvem as mídias com as vivências culturais que possuem com elas, para, posteriormente, pensar pedagogicamente essa relação. Esta reflexão baseia-se em um conceito múltiplo de mídias: como “meios de comunicação” e matrizes culturais; como cultura relacionada com um sistema de significados e com a imagem de construção da identidade; e como formação humana, que se estabelece na relação entre o formal e o informal e por meio das diferentes linguagens. Enfim, buscou-se refletir essa trilogia a partir da relação teoria-prática das vivências culturais midiáticas em processos de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues, Universidade Federal de Goiás - UFG

Licenciada em Pedagogia. Especialização em Metodologia do Ensino Superior. Mestre e Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da UFG.

Daniela da Costa Britto Pereir Lima, Universidade Federal de Goiás - UFG

Licenciada em Pedagogia. Especialista em Avaliação Educacional. Mestre em Educação. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Insterdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

RODRIGUES, C. A. C.; LIMA, D. da C. B. P. MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 479–491, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28798. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798. Acesso em: 27 abr. 2024.