REPRESENTAÇÕES DE ENERGIA QUE CIRCULAM NA MÍDIA E SUA NATUREZA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.28680Palavras-chave:
ensino de ciências, significações de energia, dispositivos midiáticos, discursos.Resumo
Discutimos os diferentes modos de significação da palavra energia, presente nas discusividades de diferentes espaços de circulação dos sujeitos, comparando ao seu contexto de produção na física. Focalizamos o uso do termo energia em algumas propagandas de grande circulação na mídia. A partir de nossas argumentações entendemos que as representações de energia, construídas segundo o objetivo de propaganda, ao circularem na mídia constituem um conjunto de memórias que os sujeitos comuns compartilham por estarem expostos às mesmas mensagens midiáticas. O modo abstrato de pensar o conceito no campo científico defronta-se com perspectivas que se apoiam em associações cotidianas, exigindo um movimento de construção de conhecimento que agrega à energia outros tantos conceitos abstratos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.