EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE

Autores

  • Fernando Tavares Jr. Dept. Ciências Sociais (DCSO - ICH) Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Roberta Scoton UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28441

Palavras-chave:

Educação e mídias, Sociedade da Informação, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Formação de Professores.

Resumo

A difusão de novas tecnologias da informação e comunicação trazem aos processos sociais novas potencialidades, mas também novos desafios. Os funcionamentos em rede permitiram a emergência de uma nova comunidade epistemológica, de fato genuína em seus elementos e processos produtivos. Analisam-se implicações didáticas dessas transformações, tendo em vista a proposição de novos argumentos à discussão dos papeis e desafios à profissão docente e à escola, em função das transformações sociais e culturais típicas do advento da Sociedade da Informação, cuja análise soma-se à dos atores e seus novos papéis e aos desafios apresentados à instituição escolar. Observou-se que não é a introdução de novas TICs que “moderniza” o processo educacional, mas uma nova concepção epistemológica, indutora de uma práxis educativa transformadora.

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Biografia do Autor

Fernando Tavares Jr., Dept. Ciências Sociais (DCSO - ICH) Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) Universidade Federal de Juiz de Fora

Prof. Adjunto Dept Ciências Sociais - Instituto de Ciências Humanas / UFJF. Corpo Permanente Prog. Pós Graduação em Ciências Sociais - PPGCSO / UFJF. Corpo Permanente Prog. Pós Grad. Prof. em Gestão e Avaliação da Educação Pública - PPGP / UFJF. Coord. Grupo de Pesquisa CNPq "Equidade, Políticas e Financiamento da Educação Pública". Coord. OBEDUC/CAPES "Determinantes do sucesso educacional no Brasil". Coord. CNPq "A produção da desigualdade educacional no Brasil"

Roberta Scoton, UFJF

Doutoranda em Ciências Sociais pela UFJF. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente é professora de história do Governo do Estado de Minas Gerais e tutor - faculdade de educacão - uab/ufjf da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: psiquiatria, religiões mediúnicas, juiz de fora, legitimação medicina e kardecismo

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

TAVARES JR., F.; SCOTON, R. EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 493–510, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28441. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441. Acesso em: 27 abr. 2024.