A ESCUTA DO SUJEITO NO CONTEXTO DE RECURSOS HUMANOS

Autores

  • Maria Cristina Poli PPG Teoria Psicanalítica/UFRJ Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade/UVA-RJ
  • Lucia Almeida Mestrado Profissional Interdisciplinar Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida - RJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.20963

Palavras-chave:

Psicanálise, Cultura, Recursos Humanos, Trabalho.

Resumo

A partir da análise das atribuições da área de Recursos Humanos, propomos promover um debate interdisciplinar num diálogo com a psicanálise. Entendemos que os estudos sobre as organizações têm trazido inúmeras contribuições, auxiliando as empresas em sua busca por espaços de trabalho mais humanizados. Porém, não queremos deixar de problematizar o modo como as empresas lidam com seus funcionários, na medida em que elas podem produzir um modelo instrumentalizado e instrumentalizador, com tal rigor pragmático e metodológico, que acaba inviabilizando a escuta do trabalhador de um outro lugar senão de agente de padronização a serviço dos objetivos da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Poli, PPG Teoria Psicanalítica/UFRJ Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade/UVA-RJ

Professora do Mestrado Profissional Interdisciplinar Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida - RJ e do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Analista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Pesquisadora do CNPq.

Lucia Almeida, Mestrado Profissional Interdisciplinar Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida - RJ

Gerente de Desenvolvimento da MSA Consultoria em RH, Mestre pela Universidade Veiga de Almeida, formada em Psicologia pela FAMATH e pós-graduada em Economia com ênfase em Gestão Empresarial pela FGV/RJ.

Downloads

Publicado

2013-08-21

Como Citar

POLI, M. C.; ALMEIDA, L. A ESCUTA DO SUJEITO NO CONTEXTO DE RECURSOS HUMANOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 443–456, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.20963. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20963. Acesso em: 27 abr. 2024.