CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Eugênio Paccelli Aguiar Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.20810

Palavras-chave:

Podcast, Tecnologia Educacional, Classificação, Oralidade Digital.

Resumo

A incipiência do podcast marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização dessa tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugênio Paccelli Aguiar Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo e Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Um dos produtores do podcast Prometeu, o primeiro podcast de revista científica do Brasil.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

FREIRE, E. P. A. CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 711–730, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.20810. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos