TENSÕES PRESENTES NAS REFLEXÕES DOS PROFESSORES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Ruth Pavan Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16720

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Reflexão, Multiculturalismo

Resumo

O artigo, fruto do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, tem como objetivo compreender a concepção de currículo escolar dos educadores de Ensino Fundamental e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), articulando-a com o multiculturalismo. Para alcançar esse objetivo, é apresentado um breve histórico da EJA e suas diferentes abordagens. Em seguida, há uma reflexão sobre o currículo escolar e seus significados feita por meio de um diálogo com os professores da EJA. Os dados foram coletados junto a eles com entrevistas semiestruturadas. Como resultado da pesquisa, é possível perceber que os professores da EJA trazem elementos importantes de uma proposta de currículo crítico, principalmente pela preocupação demonstrada com a contextualização dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

PAVAN, R. TENSÕES PRESENTES NAS REFLEXÕES DOS PROFESSORES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 509–524, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i2.16720. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/16720. Acesso em: 12 out. 2024.