TENSÕES PRESENTES NAS REFLEXÕES DOS PROFESSORES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16720Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Reflexão, MulticulturalismoResumo
O artigo, fruto do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, tem como objetivo compreender a concepção de currículo escolar dos educadores de Ensino Fundamental e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), articulando-a com o multiculturalismo. Para alcançar esse objetivo, é apresentado um breve histórico da EJA e suas diferentes abordagens. Em seguida, há uma reflexão sobre o currículo escolar e seus significados feita por meio de um diálogo com os professores da EJA. Os dados foram coletados junto a eles com entrevistas semiestruturadas. Como resultado da pesquisa, é possível perceber que os professores da EJA trazem elementos importantes de uma proposta de currículo crítico, principalmente pela preocupação demonstrada com a contextualização dos conteúdos trabalhados em sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.