ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO NA GEOMETRIA PLANA UM ESTUDO SOBRE AS INFLUÊNCIAS DOS CONTEÚDOS NA CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA

Autores

  • João Aberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13142

Palavras-chave:

Epistemologia Genética, Modelos de Significação, Pensamento Lógico-matemático

Resumo

O ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos mentais que estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como adultos que frequentaram a escola e obtiveram êxito no ensino de geometria elaboram significações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos de significação são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado exclusivamente na percepção até a explicação logicomatemática dos conceitos envolvidos

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Publicado

2011-02-06

Como Citar

SILVA, J. A. da. ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO NA GEOMETRIA PLANA UM ESTUDO SOBRE AS INFLUÊNCIAS DOS CONTEÚDOS NA CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 101–130, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13142. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13142. Acesso em: 27 abr. 2024.