ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO NA GEOMETRIA PLANA UM ESTUDO SOBRE AS INFLUÊNCIAS DOS CONTEÚDOS NA CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13142Palavras-chave:
Epistemologia Genética, Modelos de Significação, Pensamento Lógico-matemáticoResumo
O ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos mentais que estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como adultos que frequentaram a escola e obtiveram êxito no ensino de geometria elaboram significações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos de significação são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado exclusivamente na percepção até a explicação logicomatemática dos conceitos envolvidosDownloads
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