V. 10 N. 1 (2024): As Artes da Cena nos Palcos das Infâncias (Parte I)

Créditos: Gustavo Brayan. Descrição: Há quatro crianças na imagem em um pátio de uma escola de chão verde com círculos grandes e coloridos desenhados pelo espaço. Duas das crianças estão no alto da foto e ao fundo, de costas e agachadas. Ambas são pardas e usam um chapéu pontudo de bruxa. Há uma criança de pele clara, com os cabelos presos na cor castanha, em destaque, no centro da foto. Ela está agachada, usando um chapéu colorido, em tons de azul, pontudo de bruxa, tênis preto, camiseta verde e macaquinho xadrez. Essa criança tem 8 anos de idade e está sorrindo, com sua mão direita encostada na mão direita de outra criança que assiste a apresentação das bruxas. A criança pequena tem 3 anos está de costas para a foto, tem cabelos negros e crespos e usa uma camiseta branca.

Este dossiê temático dedica-se a problematizar as infâncias e as artes da cena – circo, dança, direção de arte, teatro, ópera, performance – em interface com outros campos de conhecimento, tais como: a educação, a sociologia, a psicologia, a história, dentre outros. Ele reúne narrativas acerca do fazer artístico com/para/pelas crianças, mas também os contextos investigativos de docentes e artistas os quais vêm trabalhando com experiências pedagógicas envolvendo as infâncias e as crianças em suas diversas etapas de desenvolvimento.

Editoras Convidadas: Fernanda de Souza Almeida e Natássia Garcia 

Editor-Chefe: Rafael Guarato

Editor Adjunto: Saulo Germano Dallago

Diagramação: Otair Flor

 

Pubblicato: 2024-11-20

Dossiê Temático

  • Da dança que se pensa para a dança que se dança

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79402
    Jovair Batista de Jesus, Luciana Gomes Ribeiro
    7-37
  • Artes Indígenas: práticas pedagógicas com crianças para reflorestarmentes

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79414
    Cristina da Conceição Resende, Victor Hugo Neves de Oliveira
    38-60
  • Uma(s), a(s), um, uns, o(s): verbos e objetos que conduzem o movimento: dialogias do balé com as crianças

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79494
    Amanda Pathiely Serrania Faria, Fernanda de Souza Almeida
    61-88
  • Corpo, imaginário e coautorias entre as artes, a educação e o brincar

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79390
    Alexandre Medeiros de Oliveira, Patrícia Dias Prado
    89-120
  • Entre processos e performances de crianças que criam danças

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79424
    Andrea Fraga da Silva
    123-151
  • Era uma vez, outra vez: a recontação dos contos de fadas sob o olhar de crianças de uma turma do ensino fundamental, anos iniciais

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79356
    Regina Lúcia Portela, Érika Silva Chaves, Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira
    152-166
  • Os caminhos do caos na prática cênica na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79376
    Adriana Silva, Vicente Concílio
    169-196
  • Pistas para uma azulejaria cênica: elementos do patrimônio como materialidade na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79614
    Célida Salume Mendonça
    197-221
  • Para ou com? Entre infâncias: A trajetória da Insensata Cia de Teatro para a proposição dos contradispositivos cênicos

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79510
    Brenda Campos de Oliveira Freire
    222-244
  • Entre itans, memórias e imaginários: infâncias dos terreiros e suas presenças artístico-religiosas

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79391
    Rodrigo Lemos Soares
    245-275
  • A Dançaimagem da criança viada

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79460
    Lenira Peral Rengel, Thiago da Silva Santana
    276-292
  • Fantástica fada fabulosa: a trans-artisticidade por novas pedagogias de gênero para as infâncias

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79536
    ARMANDO AZVDO
    293-330
  • Currículo e políticas educacionais para Educação Infantil no contexto do ensino de Arte/Dança potiguar

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79306
    Marcilio Souza Vieira
    331-356

Temas Variados

  • Curraleira - uma performance afro-goiana

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.77473
    Paula Briguiza, Renata de Lima Silva (Kabilaewatala)
    357-383
  • Experiências performativas no espaço escolar cotidiano

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.75936
    Cristiano Mullins, Roberto Rodrigues
    384-418
  • O Urso que não era: a escrita coletiva e o uso de ferramentas desenvolvidas pela Cia. Luna Lunera

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.76911
    Marco Antonio Pedra da Silva
    419-435
  • Cinestesia: Sentidos corporais e percepção em um processo criativo na dança

    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.78143
    Juliana Carvalho Franco da Silveira, Hester Paes de Freitas
    436-482