Entre processos e performances de crianças que criam danças
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79424Resumo
Este artigo trata de processos de criação em dança com crianças que se encontram num contexto específico para compartilharem suas performances e modos de criar. A partir de pesquisa de doutorado concluída, que investigou um processo específico e o diálogo com outros diferentes, busca-se analisar em que medida a possibilidade da experiência se mantém viva nas diferentes situações ao longo do processo, incluindo a apresentação em espaços cênicos. Além disso, se aponta a ocupação e modificação do espaço cultural público pelas crianças e suas danças, na condição de produtoras de culturas e não apenas reprodutoras ou consumidoras, como afirmação estética e ação política a favor das infâncias.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios
sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, I, 2ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1994,
p. 114-119.
DAWSEY, John. 'Victor Turner e a antropologia da experiência". Cadernos de Campo.
FFLCH-USP, n. 13, p. 163-176, 2005.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
EMIA. Texto de abertura da exposição em comemoração dos dez anos do Encontro
Criança Criando Dança como parte da exposição EMIA escola de arte, casa de
crianças. Galeria Olido, SMC, Prefeitura de São Paulo, São Paulo, out. 2017.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 edições, 2013.
FRAGA, Andréa et al. (Orgs.). EMIA, escola de artes, casa de crianças: uma experiência
de 35 anos. São Paulo: SMC, (101), 2016.
GOBBI, Márcia Ap. Desenhar e ocupar: crianças na Mauá, Ipiranga e Prestes Maia. São
Paulo: Instituto de Estudos Avançados, USP, 2022.
LARROSA, Jorge B. Experiência e Alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação,
Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.
_____. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MACHADO, Marina M. Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância. Currículo
sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 348-371, mai./ago. 2020.
_____. Merleau-Ponty e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010a.
_____. A criança é performer. Revista Educação & Realidade. Performance,
Performatividade e Educação. v. 35, n. 2, p. 115-137, mai./ago. 2010b. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444/9447. Acesso em 10/05/2024.
PRADO, Patrícia D. Educação Infantil: contrariando as idades. São Paulo: Képos, 2015.
[Digite aqui]
_____. Quer brincar comigo? Pesquisa, brincadeira e Educação Infantil. In: FARIA, Ana
Lúcia G.; DEMARTINI, Zeila de B.; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Por uma cultura da
infância: metodologias de pesquisa com crianças. 2a ed., Campinas: Autores Associados,
, p. 93- 111.
PRADO, Patrícia D.; OLIVEIRA, Alexandre M. Expressividades, performatividades e
infâncias: iniciação nas artes e territórios de experimentações. Anais ABRACE. v. 21, 2021.
ROCHA, Ana Cristina R. Memórias de Iniciação Artística e a Criação de Si. Tese
(Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,
Campinas, 2017.
SARMENTO, Manuel J. Imaginário e Culturas da Infância. CEDIC, Centro de Estudos da
Criança, Universidade do Minho, 2003. Disponível em:
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6119. Acesso em 10/05/2024.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? O percevejo. Revista de Teatro, Crítica e
Estética da UNIRIO, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.
SILVA, Andréa Fraga da. Entre processos e performances de crianças criando dança:
arte, corporalidade e experiência na EMIA. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de
Educação, USP, São Paulo, 2023. Disponível em:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-06042023-110556/pt-br.php .
Acesso em: 30/08/2024.
SILVA, Andréa Fraga da; PRADO, Patrícia D. “Fazia uma dança que nem sabia fazer”: arte,
docência e pesquisa com crianças. Linhas Críticas, [S. l.], v. 29, p. e50403, 2023.
Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50403. Acesso
em: 30/08/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andrea Fraga da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.