Entre procesos y actuaciones de niños creadores de danzas
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79424Resumen
Este artículo trata de los procesos de creación de danza con niños que se reúnen en un contexto específico para compartir sus actuaciones y formas de crear. A partir de una investigación doctoral finalizada, en la que se investigó un proceso específico y su diálogo con otros procesos diferentes, se pretende analizar en qué medida se mantiene viva la posibilidad de la experiencia en diferentes situaciones a lo largo del proceso, incluidas las actuaciones en espacios teatrales. También se apunta a la ocupación y modificación del espacio cultural público por parte de los niños y sus danzas, como productores de cultura y no sólo reproductores o consumidores, como afirmación estética y acción política en favor de la infancia.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios
sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, I, 2ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1994,
p. 114-119.
DAWSEY, John. 'Victor Turner e a antropologia da experiência". Cadernos de Campo.
FFLCH-USP, n. 13, p. 163-176, 2005.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
EMIA. Texto de abertura da exposição em comemoração dos dez anos do Encontro
Criança Criando Dança como parte da exposição EMIA escola de arte, casa de
crianças. Galeria Olido, SMC, Prefeitura de São Paulo, São Paulo, out. 2017.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 edições, 2013.
FRAGA, Andréa et al. (Orgs.). EMIA, escola de artes, casa de crianças: uma experiência
de 35 anos. São Paulo: SMC, (101), 2016.
GOBBI, Márcia Ap. Desenhar e ocupar: crianças na Mauá, Ipiranga e Prestes Maia. São
Paulo: Instituto de Estudos Avançados, USP, 2022.
LARROSA, Jorge B. Experiência e Alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação,
Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.
_____. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MACHADO, Marina M. Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância. Currículo
sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 348-371, mai./ago. 2020.
_____. Merleau-Ponty e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010a.
_____. A criança é performer. Revista Educação & Realidade. Performance,
Performatividade e Educação. v. 35, n. 2, p. 115-137, mai./ago. 2010b. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444/9447. Acesso em 10/05/2024.
PRADO, Patrícia D. Educação Infantil: contrariando as idades. São Paulo: Képos, 2015.
[Digite aqui]
_____. Quer brincar comigo? Pesquisa, brincadeira e Educação Infantil. In: FARIA, Ana
Lúcia G.; DEMARTINI, Zeila de B.; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Por uma cultura da
infância: metodologias de pesquisa com crianças. 2a ed., Campinas: Autores Associados,
, p. 93- 111.
PRADO, Patrícia D.; OLIVEIRA, Alexandre M. Expressividades, performatividades e
infâncias: iniciação nas artes e territórios de experimentações. Anais ABRACE. v. 21, 2021.
ROCHA, Ana Cristina R. Memórias de Iniciação Artística e a Criação de Si. Tese
(Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,
Campinas, 2017.
SARMENTO, Manuel J. Imaginário e Culturas da Infância. CEDIC, Centro de Estudos da
Criança, Universidade do Minho, 2003. Disponível em:
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6119. Acesso em 10/05/2024.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? O percevejo. Revista de Teatro, Crítica e
Estética da UNIRIO, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.
SILVA, Andréa Fraga da. Entre processos e performances de crianças criando dança:
arte, corporalidade e experiência na EMIA. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de
Educação, USP, São Paulo, 2023. Disponível em:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-06042023-110556/pt-br.php .
Acesso em: 30/08/2024.
SILVA, Andréa Fraga da; PRADO, Patrícia D. “Fazia uma dança que nem sabia fazer”: arte,
docência e pesquisa com crianças. Linhas Críticas, [S. l.], v. 29, p. e50403, 2023.
Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50403. Acesso
em: 30/08/2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Andrea Fraga da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.