Entre processos e performances de crianças que criam danças

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79424

Résumé

Este artigo trata de processos de criação em dança com crianças que se encontram num contexto específico para compartilharem suas performances e modos de criar. A partir de pesquisa de doutorado concluída, que investigou um processo específico e o diálogo com outros diferentes, busca-se analisar em que medida a possibilidade da experiência se mantém viva nas diferentes situações ao longo do processo, incluindo a apresentação em espaços cênicos. Além disso, se aponta a ocupação e modificação do espaço cultural público pelas crianças e suas danças, na condição de produtoras de culturas e não apenas reprodutoras ou consumidoras, como afirmação estética e ação política a favor das infâncias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Andrea Fraga da Silva, EMIA Escola Municipal de Iniciaçāo Artística, São Paulo, Brasil

Andréa Fraga é artista, professora e pesquisadora da dança contemporânea. Mestre em Artes (ECA-USP) e doutora em Educação (FE-USP), atua com as infâncias como integrante do Grupo Lagartixa na Janela, como artista professora na EMIA (onde já foi coordenadora de dança e diretora) e como parte do Grupo de Pesquisa Corpinfâncias (coordenado pela profa dra Patricia Dias Prado - FEUSP).

Références

BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios

sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, I, 2ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1994,

p. 114-119.

DAWSEY, John. 'Victor Turner e a antropologia da experiência". Cadernos de Campo.

FFLCH-USP, n. 13, p. 163-176, 2005.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

EMIA. Texto de abertura da exposição em comemoração dos dez anos do Encontro

Criança Criando Dança como parte da exposição EMIA escola de arte, casa de

crianças. Galeria Olido, SMC, Prefeitura de São Paulo, São Paulo, out. 2017.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 edições, 2013.

FRAGA, Andréa et al. (Orgs.). EMIA, escola de artes, casa de crianças: uma experiência

de 35 anos. São Paulo: SMC, (101), 2016.

GOBBI, Márcia Ap. Desenhar e ocupar: crianças na Mauá, Ipiranga e Prestes Maia. São

Paulo: Instituto de Estudos Avançados, USP, 2022.

LARROSA, Jorge B. Experiência e Alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação,

Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.

_____. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MACHADO, Marina M. Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância. Currículo

sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 348-371, mai./ago. 2020.

_____. Merleau-Ponty e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010a.

_____. A criança é performer. Revista Educação & Realidade. Performance,

Performatividade e Educação. v. 35, n. 2, p. 115-137, mai./ago. 2010b. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444/9447. Acesso em 10/05/2024.

PRADO, Patrícia D. Educação Infantil: contrariando as idades. São Paulo: Képos, 2015.

[Digite aqui]

_____. Quer brincar comigo? Pesquisa, brincadeira e Educação Infantil. In: FARIA, Ana

Lúcia G.; DEMARTINI, Zeila de B.; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Por uma cultura da

infância: metodologias de pesquisa com crianças. 2a ed., Campinas: Autores Associados,

, p. 93- 111.

PRADO, Patrícia D.; OLIVEIRA, Alexandre M. Expressividades, performatividades e

infâncias: iniciação nas artes e territórios de experimentações. Anais ABRACE. v. 21, 2021.

ROCHA, Ana Cristina R. Memórias de Iniciação Artística e a Criação de Si. Tese

(Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,

Campinas, 2017.

SARMENTO, Manuel J. Imaginário e Culturas da Infância. CEDIC, Centro de Estudos da

Criança, Universidade do Minho, 2003. Disponível em:

https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6119. Acesso em 10/05/2024.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? O percevejo. Revista de Teatro, Crítica e

Estética da UNIRIO, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.

SILVA, Andréa Fraga da. Entre processos e performances de crianças criando dança:

arte, corporalidade e experiência na EMIA. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de

Educação, USP, São Paulo, 2023. Disponível em:

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-06042023-110556/pt-br.php .

Acesso em: 30/08/2024.

SILVA, Andréa Fraga da; PRADO, Patrícia D. “Fazia uma dança que nem sabia fazer”: arte,

docência e pesquisa com crianças. Linhas Crí­ticas, [S. l.], v. 29, p. e50403, 2023.

Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50403. Acesso

em: 30/08/2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-20

Comment citer

FRAGA DA SILVA, A. Entre processos e performances de crianças que criam danças. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 123–151, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79424. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79424. Acesso em: 21 nov. 2024.