Uma(s), a(s), um, uns, o(s): verbos e objetos que conduzem o movimento: dialogias do balé com as crianças
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79494Resumo
Contemplado pelo Edital de Fomento de Dança do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás iniciou-se, em 2022, o projeto denominado Balé em foco: percursos formativos, sob coordenação das Profas Dra. Eleonora Motta e Ms. Rousejanny Ferreira. Isto posto, busca-se, aqui, narrar a experiência docente e investigatória de elaboração e desenvolvimento do trabalho final intitulado Verbos que conduzem o movimento, ao qual partiu da pergunta: quais são os caminhos para se aprender a dançar balé? Com isso, elencou-se os eixos: materiais, ações corporais, ampliação das possibilidades de movimentação, percepção corporal e pesquisa autoral por meio da improvisação em dança, no intuito de potencializar a criatividade, a consciência de si e o respeito às diferentes corporalidades presentes em um grupo de crianças entre 7 e 10 anos de idade de uma turma de balé infantil. As informações que embasaram as reflexões foram produzidas por meio do registro em diário de campo da docente responsável, sustentada pelos estudos no campo da Arte. Um entrelaçamento que favoreceu a sistematização de uma abordagem diferenciada do balé, em um estúdio privado de dança da cidade de Goiânia.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Fernanda de Souza. Costuras a muitos corpos para dançarelar na Educação
Infantil. Formação inicial docente e Estágio supervisionado em Dança. Faculdade de
Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Tese (Doutorado em Educação)
Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-27022023-
/pt-br.php Acesso: 20 mar. 2023.
ALMEIDA, Fernanda de Souza; LIZA, Adriana Vilchez Magrini. O trabalho por projetos:
outros modos de ser, fazer e estar docente em dança com crianças. In: VII Encontro
Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, 2022. Online. Anais eletrônicos. Salvador,
Galoá, 2022. p. 441-457. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-
/trabalhos/o-trabalho-por-projetos-outros-modos-de-ser-fazer-e-estar-docente-em-danca-
com-c?lang=pt-br> Acesso em: 13 Mai. 2024.
ARIAS CARDONA, Ana María; ALVARADO SALGADO, Sara Victoria. Investigación
narrativa: apuesta metodológica para la construcción social de conocimientos científicos. CES
Psicol, Medellín, v. 8, n. 2, p. 171-181, Dezembro de 2015. Disponível em:
<http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2011-
&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 13 de Maio 2024.
FERREIRA, Rousejanny da Silva; PATRIOTA, Rosangela. Olhares performáticos para o
balé: proposições contemporâneas de William Forsythe. COMA, Processos composicionais
para a cena,. p. 98-110, 2013. IV COMA - Coletivo da Pós-Graduação em Arte - Lugar in
Comum, 2013, Brasília.
FERREIRA, Rousejanny da Silva. Balé sob outros eixos: contextos e investigações do
coreógrafo norte-americano William Forsythe (1949) entre 1984 e 1994. Programa de
Pós-Graduação em Performance Cultural, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia,
Dissertação (Mestrado em Performance Cultural). Disponível em:
https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5707/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-
%20Rousejanny%20da%20Silva%20Ferreira%20-%202015.pdf. Acesso: 14 mar. 2023
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira
Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LABAN, Rudolf Von. Domínio do movimento. São Paulo: Editora, Summus Editorial; 5ª
edição, 1 novembro 1978.
STIGGER, Veronica. William Forsythe: Objetos Coreográficos. São Paulo: SESC
Pompéia, 2019.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio
(Coord.). Os Professores e a sua Formação. 3ª Ed. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1992,
p. 79-91. Pelotas, FaE-UFPel, setembro de 2014.
RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume. 2ª ed., 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amanda Pathiely Serrania Faria, Fernanda de Souza Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.