Uma(s), a(s), um, uns, o(s): verbos e objetos que conduzem o movimento: dialogias do balé com as crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79494

Resumo

Contemplado pelo Edital de Fomento de Dança do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás iniciou-se, em 2022, o projeto denominado Balé em foco: percursos formativos, sob coordenação das Profas Dra. Eleonora Motta e Ms. Rousejanny Ferreira. Isto posto, busca-se, aqui, narrar a experiência docente e investigatória de elaboração e desenvolvimento do trabalho final intitulado Verbos que conduzem o movimento, ao qual partiu da pergunta: quais são os caminhos para se aprender a dançar balé? Com isso, elencou-se os eixos: materiais, ações corporais, ampliação das possibilidades de movimentação, percepção corporal e pesquisa autoral por meio da improvisação em dança, no intuito de potencializar a criatividade, a consciência de si e o respeito às diferentes corporalidades presentes em um grupo de crianças entre 7 e 10 anos de idade de uma turma de balé infantil. As informações que embasaram as reflexões foram produzidas por meio do registro em diário de campo da docente responsável, sustentada pelos estudos no campo da Arte. Um entrelaçamento que favoreceu a sistematização de uma abordagem diferenciada do balé, em um estúdio privado de dança da cidade de Goiânia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Pathiely Serrania Faria, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Neuropedagogia e Psicanálise pelo Instituto Reflexão, participante do Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infâncias (GPDAEI), participante na Ação de Extensão DANÇARELANDOEM CENA - INSTALAÇÕES, participante na Ação de Extensão DANÇARELANDO EM CENA ENTRE GRANDES E PEQUENOS, participante na Ação de Extensão DANÇARELANDO EM CENA DE CRIANÇA PARA CRIANÇA. Diretora, coordenadora e professora do Espaço Corpo

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil.

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás  (UFG).  Lidera o Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infâncias (GPDAEI) e coordena o programa de extensão e cultura Dançarelando, em seus cinco diferentes projetos. É mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, área de concentração Arte Educação e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Referências

ALMEIDA, Fernanda de Souza. Costuras a muitos corpos para dançarelar na Educação

Infantil. Formação inicial docente e Estágio supervisionado em Dança. Faculdade de

Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Tese (Doutorado em Educação)

Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-27022023-

/pt-br.php Acesso: 20 mar. 2023.

ALMEIDA, Fernanda de Souza; LIZA, Adriana Vilchez Magrini. O trabalho por projetos:

outros modos de ser, fazer e estar docente em dança com crianças. In: VII Encontro

Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, 2022. Online. Anais eletrônicos. Salvador,

Galoá, 2022. p. 441-457. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-

/trabalhos/o-trabalho-por-projetos-outros-modos-de-ser-fazer-e-estar-docente-em-danca-

com-c?lang=pt-br> Acesso em: 13 Mai. 2024.

ARIAS CARDONA, Ana María; ALVARADO SALGADO, Sara Victoria. Investigación

narrativa: apuesta metodológica para la construcción social de conocimientos científicos. CES

Psicol, Medellín, v. 8, n. 2, p. 171-181, Dezembro de 2015. Disponível em:

<http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2011-

&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 13 de Maio 2024.

FERREIRA, Rousejanny da Silva; PATRIOTA, Rosangela. Olhares performáticos para o

balé: proposições contemporâneas de William Forsythe. COMA, Processos composicionais

para a cena,. p. 98-110, 2013. IV COMA - Coletivo da Pós-Graduação em Arte - Lugar in

Comum, 2013, Brasília.

FERREIRA, Rousejanny da Silva. Balé sob outros eixos: contextos e investigações do

coreógrafo norte-americano William Forsythe (1949) entre 1984 e 1994. Programa de

Pós-Graduação em Performance Cultural, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia,

Dissertação (Mestrado em Performance Cultural). Disponível em:

https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5707/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-

%20Rousejanny%20da%20Silva%20Ferreira%20-%202015.pdf. Acesso: 14 mar. 2023

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira

Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LABAN, Rudolf Von. Domínio do movimento. São Paulo: Editora, ‎Summus Editorial; 5ª

edição, 1 novembro 1978.

STIGGER, Veronica. William Forsythe: Objetos Coreográficos. São Paulo: SESC

Pompéia, 2019.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio

(Coord.). Os Professores e a sua Formação. 3ª Ed. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1992,

p. 79-91. Pelotas, FaE-UFPel, setembro de 2014.

RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume. 2ª ed., 2005.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

SERRANIA FARIA, A. P.; DE SOUZA ALMEIDA, F. Uma(s), a(s), um, uns, o(s): verbos e objetos que conduzem o movimento: dialogias do balé com as crianças. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 61–88, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79494. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79494. Acesso em: 21 nov. 2024.