Experiências performativas no espaço escolar cotidiano

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DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.75936

Resumo

Este trabalho evidencia a importância da prática da Arte da Performance na Educação Básica, no campo de Ensino de Arte e suas possibilidades nos processos de aprendizagem e desenvolvimento artístico de estudantes e professores. Seu objetivo consiste em ressignificar, através de um conjunto de ações performáticas e da produção de um catálogo artístico[1], o Ensino de Arte ofertado em uma instituição de ensino. O desenvolvimento do estudo foi orientado pelas seguintes questões: De que forma ressignificar os distintos espaços físicos da escola? Como compreender os fazeres artísticos nos meios sociais, culturais e políticos na contemporaneidade, em um espaço não pensado para atividades artísticas? A proposta compreende um conjunto de experiências com a performance no ensino/aprendizagem de arte, tendo como campo de pesquisa a escola pública CEPI - Dr Antônio Raimundo Gomes da Frota, com o projeto intitulado: Experiências Performativas no Espaço Escolar Cotidiano. Metodologicamente, a investigação parte das possibilidades de agir através da Prática como pesquisa, a partir das provocações de pesquisadores como Allan Kaprow (1996), Ciane Fernandes (2014), Renato Cohen (2002), Richard Schechner (2006). Através da descrição das experiências artísticas, seguidas de reflexões acerca de seus sentidos e significados, espera-se contribuir com a diversificação e ressignificação do Ensino da Arte.

 

[1] A fim de preservar o anonimato, o catálogo será inserido após a avaliação.

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Biografia do Autor

Cristiano Mullins, Instituto Federal de Goiás (IFG), Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, ciateatralincena@hotmail.com

Professor, artista e pesquisador - Mestre em Artes -PROFARTES - Instituto Federal de Goiás - IFG (2023). Especialização em Ensino de Artes Visuais: Abordagens Metodológicas e Processos de Criação - UFG 2024; Licenciatura Plena em Artes Cênicas - UFG (2004). Especialização, Pós graduação " Latu Sensu" em Psicopedagogia Institucional e Inclusiva pela Faculdade Suldamérica ( 2016),Possui curso Técnico de Assistente em Administração ,pela Secretaria de Estado da Educação /GO ( 1992), Professor estatutário pela SEDUC - Secretaria de Estado da Educação, no CEPI - Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota; Ator e diretor da Cia In Cena

Roberto Rodrigues, Instituto Federal de Goiás (IFG), Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, roberto.rodrigues@ifg.edu.br

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Docente da área de Artes/Dança no Instituto Federal de Goiás- Câmpus Aparecida de Goiânia. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Artes - Prof - Artes. Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás/ Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC). Especialista em Pedagogias da Dança.Graduado em Educação Física.Desenvolve pesquisas na área da dança com ênfase em danças e experiências estéticas do cotidiano; danças pop_ulares; dança e educação. Atuou nas redes estadual e municipal de Educação do Estado de Goiás como professor, coordenador pedagógico e coordenador em Programas Institucionais.

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

MULLINS, C.; RODRIGUES, R. Experiências performativas no espaço escolar cotidiano. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 384–418, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.75936. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/75936. Acesso em: 21 dez. 2024.