Experiências performativas no espaço escolar cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.75936Resumo
Este trabalho evidencia a importância da prática da Arte da Performance na Educação Básica, no campo de Ensino de Arte e suas possibilidades nos processos de aprendizagem e desenvolvimento artístico de estudantes e professores. Seu objetivo consiste em ressignificar, através de um conjunto de ações performáticas e da produção de um catálogo artístico[1], o Ensino de Arte ofertado em uma instituição de ensino. O desenvolvimento do estudo foi orientado pelas seguintes questões: De que forma ressignificar os distintos espaços físicos da escola? Como compreender os fazeres artísticos nos meios sociais, culturais e políticos na contemporaneidade, em um espaço não pensado para atividades artísticas? A proposta compreende um conjunto de experiências com a performance no ensino/aprendizagem de arte, tendo como campo de pesquisa a escola pública CEPI - Dr Antônio Raimundo Gomes da Frota, com o projeto intitulado: Experiências Performativas no Espaço Escolar Cotidiano. Metodologicamente, a investigação parte das possibilidades de agir através da Prática como pesquisa, a partir das provocações de pesquisadores como Allan Kaprow (1996), Ciane Fernandes (2014), Renato Cohen (2002), Richard Schechner (2006). Através da descrição das experiências artísticas, seguidas de reflexões acerca de seus sentidos e significados, espera-se contribuir com a diversificação e ressignificação do Ensino da Arte.
[1] A fim de preservar o anonimato, o catálogo será inserido após a avaliação.
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