O Urso que não era: a escrita coletiva e o uso de ferramentas desenvolvidas pela Cia. Luna Lunera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.76911

Resumo

Este artigo busca entender possíveis espaços de individualidade dentro de um contexto de criação dramatúrgica coletiva. Para tanto, será analisada a experiência da produção do texto O Urso que não era, escrito por quatro alunos do curso de Artes Cênicas da Unicamp e livremente inspirado no livro homônimo de Frank Tashlin (1913-1972). Durante o processo de criação da obra, foram utilizadas três ferramentas desenvolvidas pela Cia. Luna Lunera (2001-), de Belo Horizonte: Ensaio Afetivo, Semana de Direção e Observatório de Criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Pedra da Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, m240798@dac.unicamp.br

Mestrando em Artes Cênicas pela USP na linha de pesquisa História e Teoria das Artes Cênicas no Brasil. Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP (2023). Integrante da décima terceira turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-SP. Desenvolveu duas pesquisas pelo programa de iniciação científica da FAPESP. Entre 2022 e 2023, na área de Dramaturgia, sob orientação da Profa. Dra. Isa Kopelman, processo 2022/02909-5. Entre 2020 e 2021, na área de História do Teatro Brasileiro, sob orientação da Profa. Dra. Larissa Neves, processo 2020/08383-0. Por esta pesquisa, foi um dos vencedores do Segundo Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog e foi pré-selecionado ao Prêmio PIBIC no XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Publicou três artigos em periódicos de seletiva política editorial (Opiniães/USP, A Margem/UFU e Manzuá/UFRN) e duas entrevistas, uma concedida pelo ator Antonio Petrin e outra por atores da Cia. Luna Lunera, na revista Urdimento/UDESC (qualis A1). Integrou a equipe de apreciação crítica do vigésimo oitavo FETESP, com estágio remunerado concedido pelo Conservatório de Tatuí.

Referências

ABREU, Luís Alberto de. Processo colaborativo: relato e reflexão sobre uma

experiência de criação. Cadernos da ELT, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2003.

ARY, Rafael. Dramaturgia colaborativa: procedimentos de criação e formação. 2015. Tese (Doutorado em Artes da Cena). Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008.

BALL, David. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BELUSI, Soraya. O processual na cena contemporânea: práticas de criação e poéticas teatrais que enfatizam o percurso e a experiência da Cia. Luna Lunera na gênese de "Prazer". 2014. Dissertação (Mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem). Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014.

CAMPOS, Cláudia de Arruda. Zumbi, Tiradentes. São Paulo: Perspectiva, 1998.

COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. 1. ed. - São Paulo: Graal, 1996.

FISCHER, Stela. O processo colaborativo e experiências de companhias teatrais brasileiras. São Paulo: Hucitec, 2010.

FRANCELINO, Elton. Companhia Luna Lunera e "Aqueles dois": rizoma e polifonia. 2012. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura). Programa de Mestrado em Letras. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, 2012.

HELLER, Eva. A psicologia das cores. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.

LIMA, Tatiana. Em busca (e à espreita) de uma pedagogia para o ator.

Caderno de registro MACU, v. 10, p. 32, 2017.

LISPECTOR, Clarice. Discurso de Inauguração. In.: A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

NEIVA, Sara Mello. O teatro paulista do estudante nas origens do nacional popular. 2016. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - ECA, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

NEVES, João das. A análise do texto teatral. Rio de Janeiro: Inacen, 1987.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

PEDRA DA SILVA, M. A. O Urso que não era: a escrita coletiva e o uso de ferramentas desenvolvidas pela Cia. Luna Lunera. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 419–435, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.76911. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/76911. Acesso em: 21 dez. 2024.