El Oso que no fue: escritura colectiva y uso de herramientas desarrolladas por Cía. luna lunara
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.76911Resumen
Este artículo busca comprender posibles espacios de individualidad dentro de un contexto de creación dramatúrgica colectiva. Por lo tanto, se analizará la experiencia de producción del texto O Urso que não era, escrito por cuatro estudiantes del curso de Artes Escénicas de la Unicamp e inspirado libremente en el libro homónimo de Frank Tashlin (1913-1972). Durante el proceso de creación de la obra, tres herramientas desarrolladas por Cia. Luna Lunera (2001-), de Belo Horizonte: Ensayo Afectivo, Semana de la Dirección y Observatorio de la Creación.
Descargas
Citas
ABREU, Luís Alberto de. Processo colaborativo: relato e reflexão sobre uma
experiência de criação. Cadernos da ELT, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2003.
ARY, Rafael. Dramaturgia colaborativa: procedimentos de criação e formação. 2015. Tese (Doutorado em Artes da Cena). Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008.
BALL, David. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BELUSI, Soraya. O processual na cena contemporânea: práticas de criação e poéticas teatrais que enfatizam o percurso e a experiência da Cia. Luna Lunera na gênese de "Prazer". 2014. Dissertação (Mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem). Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014.
CAMPOS, Cláudia de Arruda. Zumbi, Tiradentes. São Paulo: Perspectiva, 1998.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. 1. ed. - São Paulo: Graal, 1996.
FISCHER, Stela. O processo colaborativo e experiências de companhias teatrais brasileiras. São Paulo: Hucitec, 2010.
FRANCELINO, Elton. Companhia Luna Lunera e "Aqueles dois": rizoma e polifonia. 2012. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura). Programa de Mestrado em Letras. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, 2012.
HELLER, Eva. A psicologia das cores. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.
LIMA, Tatiana. Em busca (e à espreita) de uma pedagogia para o ator.
Caderno de registro MACU, v. 10, p. 32, 2017.
LISPECTOR, Clarice. Discurso de Inauguração. In.: A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
NEIVA, Sara Mello. O teatro paulista do estudante nas origens do nacional popular. 2016. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - ECA, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
NEVES, João das. A análise do texto teatral. Rio de Janeiro: Inacen, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marco Antonio Pedra da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.