The Bear that wasn't: collective writing and the use of tools developed by Cia. Luna Lunara

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.76911

Abstract

This article seeks to understand possible spaces of individuality within a context of collective dramaturgical creation. Therefore, the experience of producing the text O Urso que não era, written by four students of the Performing Arts course at Unicamp and freely inspired by the homonymous book by Frank Tashlin (1913-1972), will be analyzed. During the process of creating the work, three tools developed by Cia. Luna Lunera (2001-), from Belo Horizonte: Affective Essay, Direction Week and Creation Observatory.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marco Pedra, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Mestrando em Artes Cênicas pela USP na linha de pesquisa História e Teoria das Artes Cênicas no Brasil. Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP (2023). Integrante da décima terceira turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-SP. Desenvolveu duas pesquisas pelo programa de iniciação científica da FAPESP. Entre 2022 e 2023, na área de Dramaturgia, sob orientação da Profa. Dra. Isa Kopelman, processo 2022/02909-5. Entre 2020 e 2021, na área de História do Teatro Brasileiro, sob orientação da Profa. Dra. Larissa Neves, processo 2020/08383-0. Por esta pesquisa, foi um dos vencedores do Segundo Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog e foi pré-selecionado ao Prêmio PIBIC no XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Publicou três artigos em periódicos de seletiva política editorial (Opiniães/USP, A Margem/UFU e Manzuá/UFRN) e duas entrevistas, uma concedida pelo ator Antonio Petrin e outra por atores da Cia. Luna Lunera, na revista Urdimento/UDESC (qualis A1). Integrou a equipe de apreciação crítica do vigésimo oitavo FETESP, com estágio remunerado concedido pelo Conservatório de Tatuí.

References

ABREU, Luís Alberto de. Processo colaborativo: relato e reflexão sobre uma

experiência de criação. Cadernos da ELT, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2003.

ARY, Rafael. Dramaturgia colaborativa: procedimentos de criação e formação. 2015. Tese (Doutorado em Artes da Cena). Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008.

BALL, David. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BELUSI, Soraya. O processual na cena contemporânea: práticas de criação e poéticas teatrais que enfatizam o percurso e a experiência da Cia. Luna Lunera na gênese de "Prazer". 2014. Dissertação (Mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem). Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014.

CAMPOS, Cláudia de Arruda. Zumbi, Tiradentes. São Paulo: Perspectiva, 1998.

COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. 1. ed. - São Paulo: Graal, 1996.

FISCHER, Stela. O processo colaborativo e experiências de companhias teatrais brasileiras. São Paulo: Hucitec, 2010.

FRANCELINO, Elton. Companhia Luna Lunera e "Aqueles dois": rizoma e polifonia. 2012. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura). Programa de Mestrado em Letras. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, 2012.

HELLER, Eva. A psicologia das cores. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.

LIMA, Tatiana. Em busca (e à espreita) de uma pedagogia para o ator.

Caderno de registro MACU, v. 10, p. 32, 2017.

LISPECTOR, Clarice. Discurso de Inauguração. In.: A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

NEIVA, Sara Mello. O teatro paulista do estudante nas origens do nacional popular. 2016. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - ECA, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

NEVES, João das. A análise do texto teatral. Rio de Janeiro: Inacen, 1987.

Published

2024-11-20

How to Cite

PEDRA, M. The Bear that wasn’t: collective writing and the use of tools developed by Cia. Luna Lunara. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 419–435, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.76911. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/76911. Acesso em: 21 nov. 2024.