L'Ours qui n'était pas : écriture collective et utilisation d'outils développés par la Cia. Luna Lunara
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.76911Résumé
Cet article cherche à comprendre les espaces possibles de l'individualité dans un contexte de création dramaturgique collective. Par conséquent, l'expérience de production du texte O Urso que não era, écrit par quatre étudiants du cours d'arts de la scène à Unicamp et librement inspiré du livre homonyme de Frank Tashlin (1913-1972), sera analysée. Au cours du processus de création de l'œuvre, trois outils développés par Cia. Luna Lunera (2001-), de Belo Horizonte : Essai Affectif, Semaine de la Direction et Observatoire de la Création.
Téléchargements
Références
ABREU, Luís Alberto de. Processo colaborativo: relato e reflexão sobre uma
experiência de criação. Cadernos da ELT, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2003.
ARY, Rafael. Dramaturgia colaborativa: procedimentos de criação e formação. 2015. Tese (Doutorado em Artes da Cena). Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008.
BALL, David. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BELUSI, Soraya. O processual na cena contemporânea: práticas de criação e poéticas teatrais que enfatizam o percurso e a experiência da Cia. Luna Lunera na gênese de "Prazer". 2014. Dissertação (Mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem). Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014.
CAMPOS, Cláudia de Arruda. Zumbi, Tiradentes. São Paulo: Perspectiva, 1998.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. 1. ed. - São Paulo: Graal, 1996.
FISCHER, Stela. O processo colaborativo e experiências de companhias teatrais brasileiras. São Paulo: Hucitec, 2010.
FRANCELINO, Elton. Companhia Luna Lunera e "Aqueles dois": rizoma e polifonia. 2012. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura). Programa de Mestrado em Letras. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, 2012.
HELLER, Eva. A psicologia das cores. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.
LIMA, Tatiana. Em busca (e à espreita) de uma pedagogia para o ator.
Caderno de registro MACU, v. 10, p. 32, 2017.
LISPECTOR, Clarice. Discurso de Inauguração. In.: A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
NEIVA, Sara Mello. O teatro paulista do estudante nas origens do nacional popular. 2016. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - ECA, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
NEVES, João das. A análise do texto teatral. Rio de Janeiro: Inacen, 1987.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marco Antonio Pedra da Silva 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.