Corpo, imaginário e coautorias entre as artes, a educação e o brincar
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79390Resumo
Este artigo reflete sobre as dimensões corporais e expressivas na infância, fruto de pesquisa de doutorado em Educação, que investigou as dimensões lúdicas, estéticas e artísticas em processos educativos de iniciação artística entre educadores/as artistas e crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) da cidade de São Paulo. A partir de narrativas poéticas reflexivas consideram-se os processos educativos, tendo como base analítica os campos dos estudos do brincar, dos estudos sociais da infância, da fenomenologia da percepção e do imaginário. Busca-se, assim, ampliar e aprofundar epistemologias e metodologias de iniciação artística e de pesquisa com crianças que, como produtoras de culturas, participam do agir educativo, concebendo poéticas em coautorias nos processos educativos em arte.
Palavras-chave: Crianças; Imaginário; Iniciação artística; Educação e Arte; EMIA.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São
Paulo: Martins Fontes, 1989.
BACHELARD, Gaston. A Terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das
forças. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São
Paulo: Martins Fontes, 2001.
BACHELARD, Gaston. A Terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da
intimidade. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BACHELARD, Gaston. A Terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das
forças. 3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BACHELARD, Gaston. A Poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da
cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BUFALO, Joseane Maria P. No espaço da creche, com o convívio das diferenças, emerge a
cultura infantil. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 14, p. 23-33, jun.,
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002.
CUNHA, Sandra Mara. O que as “Narrativas Poéticas” têm a nos dizer sobre o ensino de arte
para crianças na EMIA. In: SÃO PAULO. EMIA em Revista. Publicação da Escola
Municipal de Iniciação Artística de São Paulo. São Paulo: Secretaria de Cultura, 2014, p. 16-
DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Tese
(Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,
Campinas, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2000.197855.
Acesso em: 30 ago. 2024.
DURAND, Gilbert. A imaginação Simbólica. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1988.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arqueologia
geral. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
FERNANDES, Florestan. As “trocinhas” do Bom Retiro. In: Folclore e mudança social na
cidade de São Paulo. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 229-250.
FERREIRA-SANTOS, Marcos. Crepusculário: conferência sobre mitohermeneutica &
educação em euskadi. São Paulo: FEUSP, 2021.
FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogério de. Antropolíticas da educação. São
Paulo: FEUSP, 2019. Disponível em:
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/318/279/1188. Acesso
em: 10 abr. 2024.
FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogério de. Aproximações ao imaginário:
bússola de investigação poética. São Paulo: FEUSP, 2020. Disponível em:
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/453. Acesso em: 10 abr.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva,
LARROSA, Jorge B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. p.
-28, jan./abr., 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf.
Acesso em: 25 fev. 2024.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São
Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, Marina M. Merleau-Ponty e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MARCHI, Rita de Cássia. Pesquisa Etnográfica com crianças: participação, voz e ética.
Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 727-746, abr./jun. 2018. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/2175-623668737. Acesso em: 23 ago. 2024.
MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Das pesquisas com crianças à
complexidade da infância. 2 ed., Campinas: Autores Associados, 2020.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos: Filosofia e
Linguagem. Campinas: Papirus, 1990a.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos:
Psicossociologia e Filosofia. Campinas: Papirus, 1990b.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Editora WMF
Martins Fontes, 2011.
OLIVEIRA, Alexandre M. de. Brincar, Imaginar, Criar: a iniciação artística com crianças e
a poética na educação. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em:
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-18012023-124439. Acesso em: 23 jun. 2024.
PAULA, Bianca B. de. A Poeticidade Contida nas Linguagens Artísticas e Estéticas da
Educação Infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar? Dissertação
(Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo,
Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-29092020-154243. Acesso em:
jun. 2024.
PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo:
Peirópolis, 2016.
PRADO, Patrícia D. As crianças pequenininhas produzem cultura?: considerações sobre
educação e cultura infantil em creche. Pro-Posições, FE-UNICAMP, Campinas, v. 10, p. 110-
, 1999.
PRADO, Patrícia D. Quer brincar comigo? Pesquisa, brincadeira e Educação Infantil. In:
FARIA, Ana Lúcia G. de; DEMARTINI, Zeila de B.; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Por uma
cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3 ed., Campinas: Autores
Associados, 2009, p. 93-111.
PRADO, Patrícia D. Educação infantil: contrariando as idades. São Paulo: Képos, 2015a.
PRADO, Patrícia D. Por uma pedagogia da educação infantil de corpos inteiros. In: MELO,
José Carlos de; CHAHINI, Telma Helena C. (Orgs.). Reflexões & práticas na formação
continuada de professores na educação infantil. São Luis: EDUFMA, 2015b, p. 205-219.
PRADO, Patrícia. D.; OLIVEIRA, Alexandre M. de. Expressividades, performatividades e
infâncias: iniciação nas artes e territórios de experimentações. Anais do XI Congresso da
ABRACE, v. 21, dez. 2021.
PRADO, Patrícia D.; SOUZA, Cibele W. de. (Orgs.). Educação Infantil, diversidade e
Arte. São Paulo: Laços, 2017.
REZENDE, Antônio M. Apresentação. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty
na Sorbonne: resumo de cursos: Filosofia e Linguagem. Campinas: Papirus, 1990, p. 11-15.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância na encruzilhada da segunda
modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz
(Orgs.). Crianças e miúdos: Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto:
ASA, p. 9-34, 2004. Disponível em: http://sgmd.nute.ufsc.br/content/especializacao-cultura-
digital/educacao- infantil/medias/files/culturas.pdf. Acesso em: 27 fev. 2024.
SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, Nadir.
et al. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de
Janeiro: Lamparina, 2011, p. 137-179. Disponível em:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36757/1/Etnografia.pdf. Acesso em: 23
mar. 2024.
SAURA, Soraia C. O imaginário do lazer e do lúdico anunciado em práticas espontâneas do
corpo brincante. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, 28 (1): 163-
, jan./mar., 2014. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbefe/a/KT3JS89J3dKdcB5wrmsrj7f/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 20 mai. 2020.
SILVA, Andréa F. da. Entre processos e performances de crianças criando dança: arte,
corporalidade e experiência na EMIA. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de
Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em:
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-06042023-110556. Acesso em: 21 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alexandre Medeiros de Oliveira, Patrícia Dias Prado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.