Corpo, imaginário e coautorias entre as artes, a educação e o brincar

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DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79390

Resumo

Este artigo reflete sobre as dimensões corporais e expressivas na infância, fruto de pesquisa de doutorado em Educação, que investigou as dimensões lúdicas, estéticas e artísticas em processos educativos de iniciação artística entre educadores/as artistas e crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) da cidade de São Paulo. A partir de narrativas poéticas reflexivas consideram-se os processos educativos, tendo como base analítica os campos dos estudos do brincar, dos estudos sociais da infância, da fenomenologia da percepção e do imaginário. Busca-se, assim, ampliar e aprofundar epistemologias e metodologias de iniciação artística e de pesquisa com crianças que, como produtoras de culturas, participam do agir educativo, concebendo poéticas em coautorias nos processos educativos em arte.

Palavras-chave: Crianças; Imaginário; Iniciação artística; Educação e Arte; EMIA.

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Biografia do Autor

Alexandre Medeiros de Oliveira, Faculdade Paulista de Artes (FPA), São Paulo, São Paulo, Brasil, alexdrm@gmail.com

Doutor em Educação Participa do Grupo de Estudos "Pesquisa e Primeira Infância: linguagens e culturas infantis" - da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), sob orientação da Prof(a). Dr(a). Patricia Dias Prado. Pesquisador membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Integra há 15 anos como artista, criador e educador a Balangandança Cia., onde pesquisa dança contemporânea para crianças.

Patrícia Dias Prado, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, patpatprado@usp.br

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, junto ao Dep.to de Metodologia de Ensino e Educação Comparada - EDM, na área da Infância. Possui graduação em Psicologia pela UNESP, Bauru/SP, mestrado e doutorado em Educação, junto ao Depto de Ciências Sociais e Educação, FE-UNICAMP e Pós Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP. Líder Grupo de Pesquisa (CNPq): CORPINFÂNCIAS - Pesquisa e Primeira Infância: linguagens e culturas infantis, FEUSP. Atuou como professora de cursos de especialização em Educação Infantil, professora bolsista e substituta dos cursos de Pedagogia da FE-UNICAMP e da UFSC. Envolvida com a formação inicial e continuada de professoras/es, pesquisadoras/es e artistas da infância, desenvolve ensino, extensão e pesquisa nas temáticas da educação dos corpos na infância, nas relações de idade e geração, gênero e raça, das culturas infantis e linguagens artísticas, no campo dos estudos sociais da infância (como a Pedagogia, Antropologia, Sociologia e Filosofia da Infância), na interface com as Artes corporais e performáticas na infância, na formação profissional e humana.

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

MEDEIROS DE OLIVEIRA, A.; DIAS PRADO, P. Corpo, imaginário e coautorias entre as artes, a educação e o brincar. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 89–120, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79390. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79390. Acesso em: 7 mar. 2025.