Corpo, imaginário e coautorias entre as artes, a educação e o brincar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79390

Resumo

Este artigo reflete sobre as dimensões corporais e expressivas na infância, fruto de pesquisa de doutorado em Educação, que investigou as dimensões lúdicas, estéticas e artísticas em processos educativos de iniciação artística entre educadores/as artistas e crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) da cidade de São Paulo. A partir de narrativas poéticas reflexivas consideram-se os processos educativos, tendo como base analítica os campos dos estudos do brincar, dos estudos sociais da infância, da fenomenologia da percepção e do imaginário. Busca-se, assim, ampliar e aprofundar epistemologias e metodologias de iniciação artística e de pesquisa com crianças que, como produtoras de culturas, participam do agir educativo, concebendo poéticas em coautorias nos processos educativos em arte.

Palavras-chave: Crianças; Imaginário; Iniciação artística; Educação e Arte; EMIA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Medeiros de Oliveira, Faculdade Paulista de Artes, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação Participa do Grupo de Estudos "Pesquisa e Primeira Infância: linguagens e culturas infantis" - da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), sob orientação da Prof(a). Dr(a). Patricia Dias Prado. Pesquisador membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Integra há 15 anos como artista, criador e educador a Balangandança Cia., onde pesquisa dança contemporânea para crianças.

Patrícia Dias Prado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, junto ao Dep.to de Metodologia de Ensino e Educação Comparada - EDM, na área da Infância. Possui graduação em Psicologia pela UNESP, Bauru/SP, mestrado e doutorado em Educação, junto ao Depto de Ciências Sociais e Educação, FE-UNICAMP e Pós Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP. Líder Grupo de Pesquisa (CNPq): CORPINFÂNCIAS - Pesquisa e Primeira Infância: linguagens e culturas infantis, FEUSP. Atuou como professora de cursos de especialização em Educação Infantil, professora bolsista e substituta dos cursos de Pedagogia da FE-UNICAMP e da UFSC. Envolvida com a formação inicial e continuada de professoras/es, pesquisadoras/es e artistas da infância, desenvolve ensino, extensão e pesquisa nas temáticas da educação dos corpos na infância, nas relações de idade e geração, gênero e raça, das culturas infantis e linguagens artísticas, no campo dos estudos sociais da infância (como a Pedagogia, Antropologia, Sociologia e Filosofia da Infância), na interface com as Artes corporais e performáticas na infância, na formação profissional e humana.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São

Paulo: Martins Fontes, 1989.

BACHELARD, Gaston. A Terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das

forças. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São

Paulo: Martins Fontes, 2001.

BACHELARD, Gaston. A Terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da

intimidade. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BACHELARD, Gaston. A Terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das

forças. 3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BACHELARD, Gaston. A Poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da

cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BUFALO, Joseane Maria P. No espaço da creche, com o convívio das diferenças, emerge a

cultura infantil. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 14, p. 23-33, jun.,

CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002.

CUNHA, Sandra Mara. O que as “Narrativas Poéticas” têm a nos dizer sobre o ensino de arte

para crianças na EMIA. In: SÃO PAULO. EMIA em Revista. Publicação da Escola

Municipal de Iniciação Artística de São Paulo. São Paulo: Secretaria de Cultura, 2014, p. 16-

DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Tese

(Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,

Campinas, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2000.197855.

Acesso em: 30 ago. 2024.

DURAND, Gilbert. A imaginação Simbólica. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1988.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arqueologia

geral. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São

Paulo: Paz e Terra, 1996.

FERNANDES, Florestan. As “trocinhas” do Bom Retiro. In: Folclore e mudança social na

cidade de São Paulo. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 229-250.

FERREIRA-SANTOS, Marcos. Crepusculário: conferência sobre mitohermeneutica &

educação em euskadi. São Paulo: FEUSP, 2021.

FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogério de. Antropolíticas da educação. São

Paulo: FEUSP, 2019. Disponível em:

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/318/279/1188. Acesso

em: 10 abr. 2024.

FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogério de. Aproximações ao imaginário:

bússola de investigação poética. São Paulo: FEUSP, 2020. Disponível em:

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/453. Acesso em: 10 abr.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva,

LARROSA, Jorge B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. p.

-28, jan./abr., 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf.

Acesso em: 25 fev. 2024.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São

Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, Marina M. Merleau-Ponty e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MARCHI, Rita de Cássia. Pesquisa Etnográfica com crianças: participação, voz e ética.

Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 727-746, abr./jun. 2018. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/2175-623668737. Acesso em: 23 ago. 2024.

MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Das pesquisas com crianças à

complexidade da infância. 2 ed., Campinas: Autores Associados, 2020.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos: Filosofia e

Linguagem. Campinas: Papirus, 1990a.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos:

Psicossociologia e Filosofia. Campinas: Papirus, 1990b.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Editora WMF

Martins Fontes, 2011.

OLIVEIRA, Alexandre M. de. Brincar, Imaginar, Criar: a iniciação artística com crianças e

a poética na educação. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação,

Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em:

https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-18012023-124439. Acesso em: 23 jun. 2024.

PAULA, Bianca B. de. A Poeticidade Contida nas Linguagens Artísticas e Estéticas da

Educação Infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar? Dissertação

(Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo,

Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-29092020-154243. Acesso em:

jun. 2024.

PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo:

Peirópolis, 2016.

PRADO, Patrícia D. As crianças pequenininhas produzem cultura?: considerações sobre

educação e cultura infantil em creche. Pro-Posições, FE-UNICAMP, Campinas, v. 10, p. 110-

, 1999.

PRADO, Patrícia D. Quer brincar comigo? Pesquisa, brincadeira e Educação Infantil. In:

FARIA, Ana Lúcia G. de; DEMARTINI, Zeila de B.; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Por uma

cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3 ed., Campinas: Autores

Associados, 2009, p. 93-111.

PRADO, Patrícia D. Educação infantil: contrariando as idades. São Paulo: Képos, 2015a.

PRADO, Patrícia D. Por uma pedagogia da educação infantil de corpos inteiros. In: MELO,

José Carlos de; CHAHINI, Telma Helena C. (Orgs.). Reflexões & práticas na formação

continuada de professores na educação infantil. São Luis: EDUFMA, 2015b, p. 205-219.

PRADO, Patrícia. D.; OLIVEIRA, Alexandre M. de. Expressividades, performatividades e

infâncias: iniciação nas artes e territórios de experimentações. Anais do XI Congresso da

ABRACE, v. 21, dez. 2021.

PRADO, Patrícia D.; SOUZA, Cibele W. de. (Orgs.). Educação Infantil, diversidade e

Arte. São Paulo: Laços, 2017.

REZENDE, Antônio M. Apresentação. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty

na Sorbonne: resumo de cursos: Filosofia e Linguagem. Campinas: Papirus, 1990, p. 11-15.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância na encruzilhada da segunda

modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz

(Orgs.). Crianças e miúdos: Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto:

ASA, p. 9-34, 2004. Disponível em: http://sgmd.nute.ufsc.br/content/especializacao-cultura-

digital/educacao- infantil/medias/files/culturas.pdf. Acesso em: 27 fev. 2024.

SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, Nadir.

et al. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de

Janeiro: Lamparina, 2011, p. 137-179. Disponível em:

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36757/1/Etnografia.pdf. Acesso em: 23

mar. 2024.

SAURA, Soraia C. O imaginário do lazer e do lúdico anunciado em práticas espontâneas do

corpo brincante. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, 28 (1): 163-

, jan./mar., 2014. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbefe/a/KT3JS89J3dKdcB5wrmsrj7f/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 20 mai. 2020.

SILVA, Andréa F. da. Entre processos e performances de crianças criando dança: arte,

corporalidade e experiência na EMIA. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de

Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em:

https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-06042023-110556. Acesso em: 21 mai. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

MEDEIROS DE OLIVEIRA, A.; DIAS PRADO, P. Corpo, imaginário e coautorias entre as artes, a educação e o brincar. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 89–120, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79390. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79390. Acesso em: 21 nov. 2024.