Entre itans, memórias e imaginários: infâncias dos terreiros e suas presenças artístico-religiosas

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DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79391

Resumo

Os terreiros são espaços educativos forjados por saberes ancestrais que envolvem mitologia, transmissão oral, ritualísticas, canto, dança e corporalidades. As crianças, ao circularem nos terreiros aprendem, ensinam e expressam seus saberes, principalmente pelas danças desses locais. O texto que segue tem o objetivo de investigar como as crianças e infâncias são percebidas nas dinâmicas religiosas em terreiros da região sul, do RS, pelas narrativas dos dirigentes das casas religiosas. As atitudes metodológicas centraram-se no campo dos Estudos Culturais conduzidos pela Análise Cultural bricolada com elementos da História Oral, conta com a realização de entrevistas semiestruturadas com onze dirigentes de terreiros e a produção de diários de campo. Enquanto resultados é possível compreender relações de autonomia e liberdade para livre expressão das infâncias. Dito isso, as crianças, dentro dos terreiros estudados, performam os saberes que possuem, geralmente pelas danças, mas, também se utilizam do canto como uma forma de reiterar seus conhecimentos e requerer suas presenças, a partir de estruturas cênicas constituídas na interlocução entre imaginário e realidade.

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Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Brasil

Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana, licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pedagogo pela Faculdade Intervale; Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (FAE - PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Epistemologias descoloniais, Educação transgressora e Práticas de transformação; Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos.

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

LEMOS SOARES, R. Entre itans, memórias e imaginários: infâncias dos terreiros e suas presenças artístico-religiosas. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 245–275, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79391. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79391. Acesso em: 23 nov. 2024.