V. 10 N. 1 (2024): As Artes da Cena nos Palcos das Infâncias

Créditos: Gustavo Brayan. Descrição: Há quatro crianças na imagem em um pátio de uma escola de chão verde com círculos grandes e coloridos desenhados pelo espaço. Duas das crianças estão no alto da foto e ao fundo, de costas e agachadas. Ambas são pardas e usam um chapéu pontudo de bruxa. Há uma criança de pele clara, com os cabelos presos na cor castanha, em destaque, no centro da foto. Ela está agachada, usando um chapéu colorido, em tons de azul, pontudo de bruxa, tênis preto, camiseta verde e macaquinho xadrez. Essa criança tem 8 anos de idade e está sorrindo, com sua mão direita encostada na mão direita de outra criança que assiste a apresentação das bruxas. A criança pequena tem 3 anos está de costas para a foto, tem cabelos negros e crespos e usa uma camiseta branca.

Este dossiê temático dedica-se a problematizar as infâncias e as artes da cena – circo, dança, direção de arte, teatro, ópera, performance – em interface com outros campos de conhecimento, tais como: a educação, a sociologia, a psicologia, a história, dentre outros. Ele reúne narrativas acerca do fazer artístico com/para/pelas crianças, mas também os contextos investigativos de docentes e artistas os quais vêm trabalhando com experiências pedagógicas envolvendo as infâncias e as crianças em suas diversas etapas de desenvolvimento.

Editoras Convidadas: Fernanda de Souza Almeida e Natássia Garcia 

Editor-Chefe: Rafael Guarato

Editor Adjunto: Saulo Germano Dallago

Diagramação: Otair Flor

 

Pubblicato: 2024-11-20

Dossiê Temático

  • Da dança que se pensa para a dança que se dança

    Jovair Batista de Jesus, Luciana Gomes Ribeiro
    7-37
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79402
  • Artes Indígenas: práticas pedagógicas com crianças para reflorestarmentes

    Cristina da Conceição Resende, Victor Hugo Neves de Oliveira
    38-60
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79414
  • Uma(s), a(s), um, uns, o(s): verbos e objetos que conduzem o movimento: dialogias do balé com as crianças

    Amanda Pathiely Serrania Faria, Fernanda de Souza Almeida
    61-88
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79494
  • Corpo, imaginário e coautorias entre as artes, a educação e o brincar

    Alexandre Medeiros de Oliveira, Patrícia Dias Prado
    89-120
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79390
  • Entre processos e performances de crianças que criam danças

    Andrea Fraga da Silva
    123-151
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79424
  • Era uma vez, outra vez: a recontação dos contos de fadas sob o olhar de crianças de uma turma do ensino fundamental, anos iniciais

    Regina Lúcia Portela, Érika Silva Chaves, Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira
    152-166
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79356
  • Os caminhos do caos na prática cênica na Educação Infantil

    Adriana Silva, Vicente Concílio
    169-196
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79376
  • Pistas para uma azulejaria cênica: elementos do patrimônio como materialidade na educação básica

    Celida Salume Mendonça
    197-221
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79614
  • Para ou com? Entre infâncias: A trajetória da Insensata Cia de Teatro para a proposição dos contradispositivos cênicos

    Brenda Campos de Oliveira Freire
    222-244
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79510
  • Entre itans, memórias e imaginários: infâncias dos terreiros e suas presenças artístico-religiosas

    Rodrigo Lemos Soares
    245-275
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79391
  • A Dançaimagem da criança viada

    Lenira Peral Rengel, Thiago da Silva Santana
    276-292
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79460
  • Fantástica fada fabulosa: a trans-artisticidade por novas pedagogias de gênero para as infâncias

    ARMANDO AZVDO
    293-330
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79536
  • Currículo e políticas educacionais para Educação Infantil no contexto do ensino de Arte/Dança potiguar

    Marcilio Souza Vieira
    331-356
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79306

Temas Variados

  • Curraleira - uma performance afro-goiana

    Paula Briguiza, Renata de Lima Silva (Kabilaewatala)
    357-383
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.77473
  • Experiências performativas no espaço escolar cotidiano

    Cristiano Mullins, Roberto Rodrigues
    384-418
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.75936
  • O Urso que não era: a escrita coletiva e o uso de ferramentas desenvolvidas pela Cia. Luna Lunera

    Marco Antonio Pedra da Silva
    419-435
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.76911
  • Cinestesia: Sentidos corporais e percepção em um processo criativo na dança

    Juliana Silveira, Hester Paes de Freitas
    436-482
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.78143