v. 26 n. 2 (2015): Dossiê: Mestrado Profissional, Formação Permanente e Vivencias na Educação Básica

					Visualizar v. 26 n. 2 (2015): Dossiê: Mestrado Profissional, Formação Permanente e Vivencias na Educação Básica
Publicado: 2015-10-26

Artigos

  • Saberes docentes na formação de professores para o ensino técnico

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38294
    Fernanda Rebeca Araújo da Silva, Rosa Oliveira Marins Azevedo
    19-35
  • Diálogos entre educação formal e não formal no ensino médio público: construção de documentários com temas sociocientíficos controversos da cidade de Piúma-ES

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38297
    Larissa Merizio de Carvalho, Sidnei Quezada Meireles Leite
    37-53
  • Avaliação da implantação do projeto novos talentos – “Aproximação do programa de pós-graduação em ensino de ciências e da natureza/UFF” com alunos do ensino médio, através do tema “Água: escassez e poluição”

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38298
    Fátima de Paiva Canesin, Maria Bernadete Pinto dos Santos, Rose Mary Latini, Patrícia Fernanda da S. M. Cotelo
    55-66
  • Sem evidências, não há “crenças”: a utilização de um blog como ferramenta didática para o ensino da teoria evolutiva

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38300
    Thiago de Ávila Medeiros, Eline Deccache Maia
    67-79
  • Formação continuada de professores de ciências da natureza para implantação das diretrizes curriculares no Município de Cariacica-ES

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38303
    Luz Marina de Souza, Sidnei Quezada Meireles Leite
    81-97
  • A real necessidade do uso de animais não humanos in vivo em aulas práticas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38304
    Tais Lazzari Konflanz, Neusa Maria John Scheid, Rozelaine Fátima Franzin
    99-114
  • A leitura científica como recurso didático para a aprendizagem significativa no estudo da física

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38305
    Andréia Hornes, Sandro Aparecido dos Santos
    115-127
  • Aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para introdução dos conteúdos de química e biologia no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38306
    Sthefen Fernando Andrade Da Ronch, Alana Neto Zoch, Aline Locatelli
    129-142
  • História da ciência e mediação: a importância da história para o ensino de ciências

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38307
    Kárita de Jesus Boaventura, Wilton de Araújo Medeiros
    143-157
  • O papel da gestão escolar na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38308
    Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães, Luciene Lima de Assis Pires
    159-169
  • Teatro-Fórum: sequência didática e livreto para o ensino de biologia

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38309
    Waleska M. da Silva, Shirley T. Gobara
    171-185
  • Sinais de libras elaborados para os conceitos de massa, força e aceleração

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38310
    Jaqueline Santos Vargas, Shirley Takeco Gobara
    187-202
  • Um estudo sobre avali(a)ção e a dimensão ensino-aprendizagem no PROEJA

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38312
    Octávio Mani, Daniella Bezerra
    203-218

Entrevistas

Outros Artigos

  • Escolas, práticas educativas e projetos pedagógicos: pesquisas da Rede Internacional de Escolas Criativas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38315
    Marilza Vanessa Rosa Suanno, João Henrique Suanno, Maria José de Pinho, Marlene Zwierewicz, Vera Lucia de Souza e Silva, Patricia Limaverde
    227-241
  • Gêneros discursivos e ensino de língua estrangeira no ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38317
    Cláudia Vitoriano e Silva
    243-261
  • Jovens surdos em processo de formação educacional: atores de uma cultura própria

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38318
    Eduardo Sugizaki, Waléria Batista Silva Vaz Mendes
    263-283

Relatos de Experiências