Sem evidências, não há “crenças”: a utilização de um blog como ferramenta didática para o ensino da teoria evolutiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38300Resumo
A teoria evolutiva fornece importantes subsídios para uma compreensão mais holística da diversidade biológica, apresentando um interessante caráter unificador. Apesar dessa importância, principalmente para as ciências biológicas, muitos problemas são enfrentados no que diz respeito à relação ensino-aprendizagem sobre o tema em questão. Livros didáticos, parâmetros e diretrizes curriculares, despreparo do professor, cruzadas religiosas etc. são, muitas vezes, barreiras à compreensão, nos moldes científicos, da evolução biológica. Notório após as leituras bibliográficas, análises de alguns livros didáticos, discussões dos dados das informações obtidas e, principalmente, pela experiência vivida em sala de aula que lecionar não é uma das tarefas mais fáceis quando diz respeito à evolução. A partir dos inúmeros problemas apontados e discutidos, este trabalho tem como objetivo central apresentar uma ferramenta didática que facilita a relação ensino-aprendizagem acerca da teoria evolutiva para professores e estudantes de Ciências Biológicas, bem como todo e qualquer interessado no tema. O veículo explorado neste produto didático é a internet e a ferramenta utilizada escolhida foi um blog devido ao seu alto poder de alcance. Hospedado na internet, qualquer professor ou aluno tem possibilidade de acesso a tal recurso didático. E melhor: tem condições de interagir, dialogar, aperfeiçoar e contribuir para o aprimoramento do material, tornando-os sujeitos ativos na construção do recurso didático e, consequentemente, do conhecimento. O referido blog, além de contribuir com aprimoramento dos conhecimentos, busca-se também com o desenvolvimento e utilização deste produto didático, a elaboração de um material didático que auxilie nas práticas docentes de professores sobre o tema pesquisado, a partir da produção de um guia prático de disciplina e sequências didáticas que abordem, principalmente, as evidências evolutivas encontradas no cenário contemporâneo e indicadas como presenças obrigatórias nos livros didáticos pelos PCN`s. E por esta razão, o trabalho foi intitulado de “Sem evidências, não há ‘crenças’.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-26
Como Citar
MEDEIROS, T. de Ávila; DECCACHE MAIA, E. Sem evidências, não há “crenças”: a utilização de um blog como ferramenta didática para o ensino da teoria evolutiva. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 67–79, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38300. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38300. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).