Formação continuada de professores de ciências da natureza para implantação das diretrizes curriculares no Município de Cariacica-ES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38303Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar as articulações entre o programa Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a Formação Continuada de Professores, como potencialidades para aprimorar o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino de Ciências da Natureza. A pesquisa teve como parâmetros os planos de ações elaborados pelas escolas inseridas no programa PDE-Escola com base nos resultados do Índice de Educação Básica (Ideb) do ano de 2007, que apontaram baixo desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), na disciplina de Ciências da Natureza e o curso de Formação Continuada de professores dessa área. Nesse curso foi realizado um Seminário de Práticas Pedagógicas desenvolvidas pelos professores participantes, que foram analisadas identificandose os aspectos convergentes entre as abordagens em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e os pressupostos freireanos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em documentos oficiais, observações, depoimentos registrados ao longo da pesquisa e questionários respondidos pelos professores participantes do curso de Formação Continuada envolvidos no processo. Os resultados demonstraram a abordagem CTSA, em consonância com os pressupostos defendidos por Paulo Freire, aplicados aos anos finais do EF, e indicaram possibilidades de aprimoramento nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores por meio do processo de formação continuada e aplicação de recursos financeiros na área da educação. Através deste estudo, como produto final, foi elaborado um livro contendo os relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores participantes do Curso de Formação Continuada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-26
Como Citar
SOUZA, L. M. de; LEITE, S. Q. M. Formação continuada de professores de ciências da natureza para implantação das diretrizes curriculares no Município de Cariacica-ES. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 81–97, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38303. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38303. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).