O laboratório de ensino de matemática para a formação inicial de professores de matemática na modalidade à distância
Resumo
O presente trabalho trata do desenvolvimento da proposta de dissertação de mestrado em docência em educação matemática, que surgiu de uma experiência realizada no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Cametá, estado PA, no decorrer das tutorias da disciplina de estágio supervisionado II, com alunos do curso de licenciatura em matemática modalidade à distância. O LEM foi criado no ano de 2013, mas ainda é pouco explorado na formação inicial do professor de matemática. Por este fato, tentaremos responder à seguinte questão: Como o laboratório de matemática contribui com a formação de professores na educação a distância? O objetivo deste trabalho é a criação de oficinas, para orientar os futuros professores de matemática a construírem materiais alternativos, a partir dos recursos do LEM, e aplicá-los com os alunos da educação básica, durante a regência da disciplina estágio IV. Para o desenvolvimento de nossas observações, usaremos como referencial teórico: a educação matemática e suas tendências. Destacamos, também, a organização de alguns jogos (geoplano, régua de cuisinere, figuras espaciais), para trabalhar diferentes conceitos e conteúdos matemáticos, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Os sujeitos participantes das oficinas serão os graduandos, da turma UAB/2011. Além disso, a pesquisa será qualitativa, com análises das entrevistas, a serem realizadas com os coordenadores responsáveis pelo LEM, de outras universidades públicas, fazendo-se as observações necessárias, acerca da importância do LEM, para a construção de melhores práticas de ensino e aprendizagem de matemática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-26
Como Citar
SILVA, R. L. da; BARROS, O. dos S. O laboratório de ensino de matemática para a formação inicial de professores de matemática na modalidade à distância. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 293–298, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38321. Acesso em: 9 out. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).