Gêneros discursivos e ensino de língua estrangeira no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38317Resumo
Este artigo, fruto de pesquisa de doutorado, parte da perspectiva de ensino mais próxima da sócio-histórica e dialógica, buscando nos fundamentos de Bakhtin a compreensão dos gêneros discursivos, em que é necessário considerar a situação social da interação e a esfera social da atividade. O objetivo foi verificar como as concepções teóricas de linguagem e gêneros discursivos na perspectiva bakhtiniana foram caracterizadas nos documentos de reorientação curricular propostos pela Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEDUC-GO), a partir da análise do Caderno 3 (que trata da concepção teórica de linguagem norteadora da área de LE), e do Caderno 5 (que apresenta as MCs-LE a serem utilizadas no ensino com gêneros discursivos). No intuito de direcionar essa investigação, foram explorados os seguintes conceitos bakhtinianos: lingua/gem, enunciado/enunciação e gêneros discursivos. Como diretrizes de análise, foi seguido um posicionamento epistemológico e metodológico na perspectiva discursiva, interpretativista (ERICKSON, 1990) e dialógica (BAKHTIN, 1992/2003). Esse trabalho adotou um paradigma qualitativo de natureza interpretativa, sendo utilizados os instrumentos de coleta de dados típicos da etnografia. Os dados coletados no período de junho de 2009 a março de 2010, questionários, entrevistas, documentos da SEDUC-GO e Sequências Didáticas, demonstraram que o material disponibilizado pela SEDUC-GO, por si só, não sana as dúvidas e dificuldades das professoras em relação à proposta e, assim, não atinge o objetivo desejado de promover o aprendizado de uma língua estrangeira na perspectiva dialógica, que toma os gêneros discursivos como objeto de ensino funcional e real da linguagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-26
Como Citar
SILVA, C. V. e. Gêneros discursivos e ensino de língua estrangeira no ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 243–261, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38317. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38317. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).