Avaliação da implantação do projeto novos talentos – “Aproximação do programa de pós-graduação em ensino de ciências e da natureza/UFF” com alunos do ensino médio, através do tema “Água: escassez e poluição”

Autores

  • Fátima de Paiva Canesin
  • Maria Bernadete Pinto dos Santos
  • Rose Mary Latini
  • Patrícia Fernanda da S. M. Cotelo Colégio Estadual Hilário Ribeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38298

Resumo

O presente projeto, cujo tema central é a “Água: Escassez e Poluição”, foi executado por professores da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e da Natureza/UFF com alunos da segunda série do Colégio Estadual Hilário Ribeiro, em Niterói/RJ. Objetivou-se o desenvolvimento de metodologias de ensino de modo a sensibilizá-los para a questão dos recursos hídricos, um dos grandes desafios deste século a ser enfrentado pela humanidade. O objeto de estudo deste trabalho foi avaliar como essas metodologias facilitaram a construção de conhecimentos sobre o uso e a qualidade da água, com aprofundamentos do conteúdo de Química e ênfase nas abordagens em CTSA. A pesquisa de cunho qualitativo foi conduzida nos diferentes encontros com os sujeitos, ocasiões em que foram realizadas apresentações de slides, discussão do tema, produção textual, questionários e relatório, depois de visita técnica à Estação de Tratamento de Águas de Laranjal/CEDAE. Ademais, ficou evidente que havia um total desconhecimento por parte dos alunos sobre a captação da água do manancial que abastece a cidade de Niterói, bem como das empresas responsáveis pelo tratamento do esgoto e da água e sua distribuição. Além disso, as questões discutidas estimularam os sujeitos a adotar uma postura mais consciente acerca da importância do uso dos recursos hídricos no contexto mundial e a refletir sobre o forte impacto social de sua escassez e poluição para a humanidade. Apoio financeiro CAPES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima de Paiva Canesin

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.

Maria Bernadete Pinto dos Santos

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.

Rose Mary Latini

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.

Patrícia Fernanda da S. M. Cotelo, Colégio Estadual Hilário Ribeiro.

Professora do Colégio Estadual Hilário Ribeiro.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

CANESIN, F. de P.; SANTOS, M. B. P. dos; LATINI, R. M.; COTELO, P. F. da S. M. Avaliação da implantação do projeto novos talentos – “Aproximação do programa de pós-graduação em ensino de ciências e da natureza/UFF” com alunos do ensino médio, através do tema “Água: escassez e poluição”. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 55–66, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38298. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38298. Acesso em: 7 ago. 2022.